Consultório

Open Mall The Square Bloco A Salas 20 e 21- Granja Viana

Fale Conosco

(11) 3500-6034
(11) 3500-6035

Conheça os perigos dos alimentos ultraprocessados

Emagrecimento

De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os alimentos in natura ou minimamente processados perderam espaço para os alimentos ultraprocessados nos domicílios brasileiros.

Esse dado mostra uma perigosa tendência de consumo alimentar no país. Para mudar essa realidade, a população precisa conhecer os prejuízos desse comportamento. Neste sentido, preparamos este post para promover essa transformação.

O que são os alimentos ultraprocessados?

Trata-se de todo alimento que possua uma grande densidade enérgica, contenha realçadores de sabor e texturizantes, maior quantidade de açúcar livre, sal e gordura trans e menor presença de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. 

Geralmente, os alimentos ultraprocessados são produtos que passam por diversas etapas de processamentos, métodos que garantem a segurança alimentar, conservando-os por um determinado período e tornando-os comestíveis.

Ainda, a questão do processamento é tão importante que passou a ser a diretriz do Guia Alimentar para a População Brasileira. Assim, os alimentos são classificados de acordo com o grau de processamento pelo qual passaram, resultando na seguinte divisão:

  • grupo 1 – alimentos in natura ou minimamente processados: são aqueles obtidos diretamente de plantas ou animais que não foram processados ou sofreram um processamento mínimo para torná-los mais disponíveis, acessíveis, seguros e palatáveis;
  • grupo 2 – ingredientes culinários e industriais: são as substâncias extraídas e purificadas industrialmente a partir de alimentos in natura. Nesse grupo, o produto final passou por processos que mudaram radicalmente sua natureza e não é consumido sozinho, funcionando como preparo culinário;
  • grupo 3 – alimentos processados: são aqueles fabricados pela indústria com a adição de açúcar, sal ou de outra substância do grupo 2 para que se tornem mais duráveis e agradáveis ao paladar. Esses alimentos são derivações dos alimentos originais;
  • grupo 4 – alimentos ultraprocessados: são produtos prontos para consumo e têm em sua composição grandes quantidades de substâncias extraídas de alimentos, derivados ou sintetizados em laboratório. Além disso, sofrem um ultraprocessamento para que sejam mais atraentes, acessíveis, palatáveis, práticos e com maior duração

Quais são os perigos em consumir esses alimentos?

Os inúmeros processamentos, o excesso de calorias e a composição nutricional desbalanceada dos alimentos ultraprocessados são extremamente prejudiciais ao organismo, favorecendo o surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes e vários tipos de câncer.

Além disso, prejudicam os mecanismos indicadores da fome e da saciedade, favorecem o acúmulo de gordura, o desenvolvimento de alergias e intolerâncias alimentares, afetam o funcionamento dos rins, sobrecarregam o funcionamento hepático e contribuem para o desenvolvimento de distúrbios estomacais, intestinais, hipertensão e obesidade.

O consumo desses alimentos com baixo teor nutricional pode causar desnutrição ou anemia por baixa ingestão de nutrientes. Nas crianças, esses produtos afetam a absorção de ferro.

Conheça alguns exemplos desse tipo de alimento

Os alimentos ultraprocessados são aqueles prontos para consumo e que derivam de um alimento in natura, como, por exemplo, enlatados, embutidos, congelados, refrigerantes, salgadinhos, frituras, doces, gelatinas industrializadas, refrescos em pó, temperos prontos, margarinas, macarrão instantâneo, sorvetes, biscoitos recheados, achocolatados, etc.

Por fim, se algum desses alimentos ultraprocessados estão presentes em sua alimentação diária, substitua-os pelos alimentos in natura ou minimamente processados e diminua o uso de óleos, gorduras, sal e açúcar.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana

Tags :
Emagrecimento

Compartilhar :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Agendar uma consulta!