vitamina C

Vitamina C: entenda os benefícios para sua pele

O importante papel da vitamina C para o sistema imunológico já é conhecido pela população. Contudo, pouco se sabe sobre as vantagens que esse nutriente oferece para a saúde da pele, principalmente para o rosto.

Você já havia ouvido falar a respeito? Então, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos com detalhes todos os benefícios desse poderoso ativo para a sua derme.

O que é a vitamina C?

Trata-se de um composto antioxidante encontrado em vários alimentos, especialmente nas frutas cítricas. O ácido ascórbico, como é chamado, é hidrossolúvel e termolábil, ou seja, se dissolve na água e não suporta grandes variações de temperatura.

Ademais, em função dessas características, a vitamina C não é armazenada em quantidades adequadas no organismo. Por isso, o seu consumo precisa ser diário. Porém, para obter todos os seus benefícios, é preciso manter a ingestão necessária de água.

Ainda, os seres humanos não são capazes de sintetizar e nem de produzir esse nutriente. Neste sentido, ele deve ser suplementado através do consumo de alimentos que sejam fontes dessa vitamina, como é o caso da laranja, tomate, espinafre, morango e brócolis.

Quais os efeitos dessa vitamina na pele?

A vitamina C é capaz de provocar inúmeros benefícios para a pele. Isso se deve a sua alta propriedade antioxidante, sendo eficaz no combate aos radicais livres. A seguir, conheça os efeitos positivos que esse nutriente causa na sua pele.

Previne o envelhecimento precoce

O envelhecimento precoce da pele é uma condição causada pela oxidação das células, prejudicando a produção de colágeno e favorecendo o aparecimento de sintomas desagradáveis, como as rugas e as linhas de expressão.

Ainda, esse processo oxidativo é resultado do contato diário com a poluição ambiental,os radicais livres, com a exposição excessiva ao sol e o estresse.Porém, com o uso de produtos à base de vitamina C, é possível reduzir o impacto desses agentes.

Clareia manchas e uniformiza o tom da pele

O ácido L-ascórbico também possui propriedades que controlam a produção de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. Com isso, ajuda a reduzir os impactos das manchas, mantendo o tom natural da cútis.

Promove a renovação celular

A renovação das células cutâneas ocorre, em média, a cada 28 dias. Porém, com o passar dos anos, esse processo se torna mais lento e espaçado, fazendo com que a pele fique cada vez mais com o aspecto envelhecido.

No entanto, com o uso da vitamina C pura, é possível reduzir o efeito desse envelhecimento e acelerar o processo de renovação celular. Com isso, a aparência da pele fica mais jovial, devolvendo a autoestima do indivíduo.

Combate os radicais livres

Por ser um poderoso antioxidante, a vitamina C é um dos ativos mais eficazes no combate aos radicais livres, um tipo de molécula que lesiona as partes mais nobres das células cutâneas, levando ao envelhecimento precoce da pele.

Ainda, a combinação de produtos à base de vitamina C e E aumenta a capacidade de anular a ação dos radicais livres e de fortalecer a imunidade das células. Com isso, você diminui o impacto causado pela exposição celular, poluição e pelo estresse.

Enfim, esses são apenas alguns dos benefícios da vitamina C para a pele. Além disso, esse ativo exerce grande influência no bom funcionamento do organismo, favorecendo o fortalecimento muscular e o desenvolvimento do cérebro.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.