câncer de pele

Teste do ABCDE: como identificar o câncer de pele

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos de câncer de pele, sendo a neoplasia diagnosticada em 33% dos quadros de câncer.

Embora seja uma doença silenciosa, existe um método que facilita o acompanhamento e a identificação dos sintomas. Ele é chamado de teste do ABCDE. Você conhece? Caso não, descubra tudo sobre ele neste post.

O que é o teste do ABCDE?

Trata-se de uma metodologia simples utilizada por dermatologistas para avaliar e estudar pintas e lesões de pele a fim de verificar as chances de malignidade, ou seja, de se tornarem um câncer.

Ademais, em complemento ao teste do ABCDE, existem outras características que podem levantar suspeitas de câncer de pele. São elas: inchaço das pintas e lesões, coceira e sangramento.

Entretanto, as manchas são o sintoma mais evidente da doença. Contudo, nem todas as pintas representam um perigo. Neste sentido, o teste do ABCDE estabelece um perfil de lesão cancerígena através da observação de características comuns.

Assim, cada letra representa um aspecto que é encontrado em casos de câncer de pele. Em resumo, a letra A significa Anomalia, o B é de Bordas, C de Cor, D de Diâmetro e E de Evolução. A seguir, entenda o que cada letra do teste ABCDE representa.

Anomalia

 A letra A diz respeito à presença de anomalias nas pintas, manchas e lesões presentes na pele. Quando têm natureza benigna, essas pintas são redondas e simétricas. Isso significa que, ao dobrar sua forma no plano, as metades se sobrepõem.

Por outro lado, as manchas características de um câncer de pele não possuem uma forma específica e são assimétricas. Ao identificar lesões que cumpram esse critério, prossiga para as outras letras do teste.

Bordas

O B deriva de bordas. Isso porque, as marcas provocadas pelo câncer de pele apresentam bordas irregulares, com contornos pontilhados, ondulados ou mal definidos. Em contrapartida, as pintas de bordas regulares não possuem traços de malignidade.

Cor

A letra C refere-se à cor das manchas. De modo geral, as manchas de pele benignas apresentam a mesma tonalidade em toda sua extensão, sendo, na maioria das vezes, de coloração escura.

No entanto, as lesões cancerígenas se apresentam de maneira diferente. Geralmente, se manifestam com mais de uma cor. O mais comum é que possuam uma combinação de marrom, preto, branco, vermelho ou azul.

Diâmetro

O D do teste ABCDE trata de um dos aspectos mais importantes na identificação deste tipo de câncer: o diâmetro das lesões. Em sua maioria, as pintas benignas são pequenas, de tamanho menor que 6 milímetros de diâmetro.

Por outro lado, as lesões malignas costumam medir mais de 6 mm entre a distância de uma extremidade à outra. Para efeito de comparação, as borrachas presentes nos lápis medem cerca de 6 milímetros.

Evolução

A última letra diz respeito à evolução da lesão. Uma pinta característica do câncer de pele apresenta mudanças progressivas de coloração e tamanho. Em alguns casos, outras manchas surgem ao redor dela. Já as pintas benignas possuem formatos permanentes.

Enfim, o teste ABCDE é uma forma fácil e rápida de iniciar a investigação de um câncer de pele. Contudo, a melhor forma de diagnosticar precocemente a doença é mantendo uma rotina de avaliações anuais com o dermatologista.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.