acnes

Quais as causas de acnes em adultos?

A explosão hormonal que ocorre na puberdade leva ao aparecimento de várias transformações na pele, inclusive das acnes. Porém, um problema que costuma ocorrer apenas na adolescência, pode persistir e nos acompanhar durante a vida adulta.

Neste post, você vai conhecer as principais causas dessa situação. Então, caso tenha interesse no tema, recomendamos a leitura deste texto.

O que é uma acne?

Trata-se do termo criado para descrever as espinhas e cravos que surgem na pele em função de inflamações que ocorrem nas glândulas sebáceas e nos folículos pilossebáceos. O problema surge pelo aumento na produção de sebo por essas glândulas.

Com isso, há um excesso de oleosidade que obstrui os poros, contribuindo para a proliferação de bactérias. Em consequência disso, surgem os cravos. Quando há inflamação, são chamados de espinhas.

Ademais, a manutenção de alguns hábitos também pode levar ao aparecimento das acnes, tais como, dormir de maquiagem, uso contínuo de medicamentos como os corticoides, consumo excessivo de gorduras e doces.

Embora seja mais frequente na adolescência, a acne também pode se manifestar na idade adulta, especialmente nas mulheres. Nesses casos, costuma surgir no queixo, pescoço e mandíbula, causando manchas na pele.

Por que ocorre na fase adulta?

Na grande maioria dos casos, as acnes estão relacionadas aos distúrbios hormonais, principalmente para as mulheres que são mais sensíveis às oscilações que ocorrem no período de ovulação.

Isso porque, mesmo com os níveis normais de hormônios, essas mulheres possuem mais sensibilidade nos receptores que ficam nos sebócitos, células que fabricam a gordura, e nos queratinócitos, que produzem a queratina.

Ademais, a acne na mulher adulta pode estar associada às alterações ovarianas, como a que ocorre na síndrome dos ovários policísticos, às disfunções das glândulas suprarrenais e às alterações metabólicas.

Outrossim, o surgimento de espinhas e cravos na idade adulta pode ter origem no estresse, em função da sobrecarga de trabalho, do excesso de pressão e das muitas obrigações. Desse modo, provoca alterações hormonais que causam o quadro.

Ainda, a acne em adultos também pode ser causada pela má alimentação, mais especificamente pelo consumo inadequado de carboidratos, como o pão, arroz, massas e doces em geral.

Por fim, o problema também tem uma relação próxima com outros fatores, tais como, tabagismo, hereditariedade e doenças endócrinas. Porém, mesmo em adultos, a acne é passível de tratamento.

Como tratar a acne?

O tratamento da acne em adultos varia de acordo com a causa e deve ser orientado por um dermatologista. De modo geral, os anticoncepcionais contribuem para a melhora do quadro, tratando o desequilíbrio hormonal e a síndrome dos ovários policísticos.

Além disso, a adoção de alguns cuidados também contribuem para o tratamento, como, por exemplo, lavar a pele com sabonete antisséptico, utilizar cremes para acne prescritos pelo médico, evitar o uso de maquiagem ou de shampoos muito oleosos.

Ademais, é necessário combater outros fatores que desencadeiam as espinhas e cravos em adultos. Para isso, basta controlar o estresse, aderir a uma alimentação saudável e evitar o uso do cigarro.

Por fim, nem todos os casos são tratados por um dermatologista, podendo ser necessário buscar o suporte de um ginecologista. Portanto, caso perceba sinais de acne, procure um profissional de saúde para ser avaliado.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.