Protetor solar

Dicas para escolher o melhor protetor solar

O protetor solar é um item indispensável para todas as pessoas, independente do gênero ou idade. No entanto, diante das inúmeras opções disponíveis no mercado, nem sempre é fácil escolher o produto mais adequado para sua pele.

Pensando nisso, preparamos este post para listar algumas dicas que irão ajudá-lo a adquirir o melhor filtro solar. Então, se você também não sabe como escolher o seu, recomendamos a leitura do texto.

1) Observe o Fator de Proteção Solar (FPS)

Dentre todos os aspectos a serem analisados na escolha de um protetor solar, o fator de proteção solar é um dos mais importantes. O FPS é a medida que indica a eficácia de um filtro, pois permite mensurar o grau de proteção contra a queimadura solar.

Atualmente, é possível encontrar uma grande variação desse fator. De modo geral, a recomendação padrão é escolher um protetor com FPS mínimo de 30. Porém, a manutenção desse grau depende da reaplicação do produto após o contato com a água e suor. Para as pessoas de peles claras ou sensíveis à radiação solar, o FPS deve ser acima de 30.

2) Verifique as proteções do produto

Tão importante quanto o FPS é verificar os tipos de proteção que o protetor solar oferece. Geralmente, essa informação está disponível na embalagem do produto. Entre as mais importantes estão as proteções contra os raios UVA e UVB.

No primeiro caso, a radiação é capaz de afetar a camada mais profunda da pele, o que pode ocasionar o envelhecimento e a flacidez da pele. Já os raios UVB podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de pele.

Além disso, a proteção contra os raios UVA e UVB é mensurada através do PPD (Persistent Pigment Darking), índice que se baseia na resposta de pigmentação persistente ou tardia frente à radiação UVA. Via de regra, o PPD de um filtro solar deve corresponder a um terço do seu FPS.

3) Tipo de pele e a textura

Para escolher um protetor solar eficiente, que ofereça a proteção desejada, você precisa de um produto específico para o seu tipo e textura de pele. Caso você não saiba qual o seu, procure um dermatologista. De modo geral, os tipos mais comuns são: 

  • peles mistas e oleosas: são recomendados aqueles com textura fluida e oil-free, pois não deixam resíduos na pele, impedem a formação de acnes, evitam o acúmulo de protetor solar nos poros e não deixam a pele com brilho excessivo;
  • pele seca: opte por protetores com textura cremosa e ação hidratante. Assim, além de combater a secura da pele, reduz as rugas e linhas de expressão, protege o DNA das células e não obstrui os poros;
  • pele sensível:  deve dar preferência aos produtos calmantes e com alto poder de hidratação. Dessa forma, não irritam, promovem o conforto da pele e favorecem sua recuperação.

Agora, depois de ler todas essas dicas, você já tem as informações necessárias para escolher o protetor solar mais indicado para a sua pele. Porém, para que a sua decisão seja mais assertiva, procure um dermatologista e peça a opinião dele sobre qual produto utilizar.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.