perder peso

Quero perder peso, por onde eu começo?

Nesse ano, eu irei emagrecer! Provavelmente, você já fez essa promessa em algum momento da vida. O desejo de perder peso é muito comum. Contudo, nem sempre o “projeto verão” é realizado de maneira adequada, impedindo que os resultados esperados sejam alcançados.

Então, se você também está em busca desse objetivo, recomendamos a leitura deste post. A seguir, traremos algumas dicas do que você pode fazer para emagrecer com saúde. Ficou interessado? Então, continue a leitura.

Por que você quer perder peso?

O primeiro passo para buscar o emagrecimento é entender as razões que justificam esse desejo. Seja para melhorar a qualidade de vida ou para conseguir vestir aquelas roupas que não cabem mais, o importante é descobrir a sua motivação.

Assim, ao encontrar as razões que irão orientá-lo nessa jornada, você precisa responder a outra pergunta: do que está disposto a renunciar para emagrecer? Se está pronto para abandonar alguns prazeres, você já tem meio caminho andado.

Isso porque, o emagrecimento saudável não é alcançado por meio de fórmulas mágicas. Na verdade, exige sacrifícios, persistência, paciência e vontade. Ao tomar essa decisão, é hora de se conscientizar e iniciar a mudança na rotina.

Além de abandonar o sedentarismo e começar a prática de exercícios físicos, você também precisará mudar os seus hábitos alimentares. Neste sentido, o acompanhamento de um educador físico e de um nutricionista é fundamental.

Ademais, não existe um grande segredo para o emagrecimento e não há comprovação científica da eficácia das dietas detox e chás milagrosos. Para ajudá-lo nesse propósito, separamos algumas dicas para começar a perder peso:

1) Melhore sua alimentação

A alimentação tem papel fundamental no emagrecimento saudável. A inclusão de alimentos integrais, naturais, ricos em proteínas, fibras e outros nutrientes é essencial. Neste sentido, procure seguir as seguintes orientações:

  • inclua legumes e saladas no seu dia-a-dia, pois contêm fibras, desintoxicam o corpo e combatem o inchaço;
  • prefira frutas com sementes ou castanhas. Esses alimentos possuem macronutrientes, proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, minerais e vitaminas. Além disso, aumentam a sensação de saciedade;
  • substitua os alimentos industrializados pelos naturais, pois contêm menor quantidade de açúcar e sódio. Assim, inclua os alimentos integrais que não passam por nenhum processo de refinamento, tais como, arroz, aveia, trigo e cevada.

2) Evite o consumo de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas têm alto valor energético, o que pode prejudicar todo o trabalho feito para emagrecer durante a semana. Além disso, o organismo prioriza a metabolização do álcool e diminui a queima de gordura, favorecendo o ganho de peso.

3) Não faça dietas restritivas

As dietas muito restritivas não são indicadas, pois contribuem para o desenvolvimento de compulsão alimentar. Isso porque, há um aumento do apetite e uma desaceleração do metabolismo. Assim, há uma maior ingestão de alimentos e uma menor queima calórica.

4) Hidrate-se para perder peso

A ingestão adequada de água é parte essencial da rotina de quem deseja perder peso de forma saudável. A água aumenta a liberação dos hormônios envolvidos nos mecanismos de fome e saciedade.

5) Exercite-se

A perda de peso ocorre quando a queima de calorias é maior que a ingestão. Neste sentido, a prática regular de exercícios físicos traz grande contribuição. Além disso, fortalecem o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças cardíacas, moderam o colesterol e melhoram a saúde mental.

Enfim, se você está disposto a perder peso e não sabe por onde começar, agora já tem as informações necessárias para iniciar esse projeto. Portanto, não perca tempo, considere nossas dicas e emagreça com saúde.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana

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