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6 nutrientes essenciais para uma vida com mais qualidade

Não é de hoje que os especialistas afirmam que a comida é o melhor remédio para diversos distúrbios. Afinal, há uma grande diversidade de nutrientes capazes de prevenir e até curar doenças e problemas no organismo.

Por isso, você precisa conhecer aqueles que são essenciais para ter uma vida com mais qualidade. Então, se tem interesse no assunto, continue a leitura do post. A seguir, falaremos tudo sobre esses nutrientes.

1) Vitaminas

Como necessitamos de pequenas doses de vitaminas, elas são classificadas como micronutrientes. Porém, são essenciais para o funcionamento do corpo, pois atuam no metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios.

Da mesma forma, a deficiência de vitaminas pode causar uma série de distúrbios. As vitaminas A e E tem função antioxidante, a K é importante para os processos de coagulação sanguínea e as vitaminas do complexo B são essenciais para o metabolismo dos carboidratos e lipídios.

2) Zinco

Trata-se de um componente de diversas enzimas que atuam no metabolismo energético dos carboidratos, na síntese e degradação de proteínas. Além disso, esse nutriente também participa da formação dos espermatozoides e promove o bom funcionamento do pâncreas.

3) Cobre

O cobre é um nutriente fundamental para o funcionamento celular, para o metabolismo do ferro e para a síntese da melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. O cobre pode ser encontrado no chocolate, nas nozes, nos frutos do mar e no fígado.

4) Magnésio

Além de ser crucial para a contração e relaxamento muscular, o magnésio atua na produção de proteínas e energia e desobstrução dos vasos sanguíneos. Quantidades insuficientes desse mineral pode causar hipertensão, arritmia cardíaca e cãibra muscular.

5) Gorduras

Embora sejam consideradas como as grandes vilãs da alimentação, as gorduras são essenciais para o armazenamento energético e fornecimento de isolamento térmico. Além disso, compõem as membranas biológicas e atuam no desenvolvimento da retina e das estruturas cerebrais.

Quando saturadas, as gorduras devem ser consumidas com moderação, não ultrapassando o total de 10% de calorias diárias. Já as monoinsaturadas são antioxidantes naturais e ajudam a aumentar o nível do bom colesterol.

Por fim, as gorduras poli-insaturadas são fundamentais para a manutenção da vida, pois contribuem para a formação de hormônios, redução no nível do colesterol ruim e manutenção das membranas celulares. Porém, a ingestão diária deve ser limitada a 10% do total de calorias diárias.

6) Carboidratos

Outro inimigo público das dietas milagrosas: o carboidrato. No entanto, eles também são importantes no nosso dia-a-dia. Quando digeridos, os carboidratos se transformam em glicose. Existem dois tipos de carboidratos: simples e complexos.

O tipo simples disponibiliza glicose rapidamente para a corrente sanguínea. Porém, se consumidos em excesso, podem ser transformados em gorduras. Já o tipo complexo disponibiliza glicose de forma lenta e gradativa, mas também devem ser consumidos com moderação.

Enfim, esses são apenas alguns dos nutrientes essenciais para manter uma boa qualidade de vida. Portanto, se esses alimentos ainda não estão no seu cardápio diário, não perca tempo e inclua-os. Porém, lembre-se de não cometer excessos.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana

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