Jejum intermitente

Jejum intermitente: quais os riscos e os benefícios?

A cada novo ano, surgem dietas e métodos que prometem a rápida perda de peso, se tornando uma tendência. Esse é o caso, por exemplo, do jejum intermitente. Embora ajude a emagrecer, essa técnica pode trazer prejuízos para a saúde.

Ainda, antes de implementar qualquer mudança na sua alimentação, é fundamental conhecer mais sobre o risco e os benefícios do método. Neste sentido, preparamos este post para elucidar essa questão.

O que é jejum intermitente?

Trata-se de um tipo de dieta baseado na alternância entre momentos de alimentação com longos períodos de jejum. Em alguns casos, os adeptos dessa modalidade chegam a ficar 36 horas sem se alimentar.

Ainda, o jejum intermitente pode ser realizado de diferentes maneiras. Na metodologia mais comum, as horas ou os dias da semana são divididos em “janelas de alimentação” e períodos de extrema restrição alimentar. A seguir, conheça um pouco mais sobre os métodos mais utilizados:

  • LeanGains: nesse formato, os homens realizam jejum de 16 horas, com 8 horas para se alimentar. Já as mulheres alternam 14 horas de jejum com 10 horas de janela de alimentação. No período de ausência de alimentos, é permitido apenas o consumo de água, chá e café sem açúcar;
  • dieta do guerreiro: alterna o jejum parcial de 20 horas e uma janela de alimentação de 4 horas. No jejum é possível consumir frutas e vegetais crus;
  • comer, parar, comer: método onde o indivíduo permanece 24 horas em jejum a cada um ou dois dias da semana, ingerindo apenas líquidos sem açúcar.

Ademais, com esses longos intervalos sem se alimentar, a perda de peso é uma consequência natural, pois o organismo utiliza suas reservas para continuar funcionando. Porém, essa prática pode trazer prejuízos para a saúde.

Quais os riscos dessa dieta?

Um dos principais riscos do jejum intermitente é o efeito sanfona, problema que ocorre quando, após uma dieta restritiva, o indivíduo retorna aos antigos hábitos alimentares e recupera rapidamente todo o peso perdido.

Ademais, ao permanecer por longos períodos em jejum, ocorre um processo no organismo chamado de catabolismo proteico que resulta na perda de massa muscular. Isso porque, com a ausência de alimentos, o corpo usa a glicose do fígado e depois a dos músculos.

Além disso, a ausência de nutrientes a longo prazo pode trazer uma série de prejuízos para o corpo, provocando a queda ou enfraquecimento do cabelo, constipação intestinal, anemia, osteoporose, desidratação, ansiedade e dificuldade de concentração.

Quais os benefícios do jejum intermitente?

Quando indicado e acompanhado por um profissional experiente, o jejum intermitente é feito de maneira correta, produzindo benefícios para o indivíduo. Além de aumentar a disposição, a dieta traz clareza mental, controle da glicemia e da insulina.

Ainda, a alternância entre alimentação e jejum também provoca o aumento dos níveis do hormônio do crescimento, facilitando a queima da gordura corporal. Além disso, o método também promove a perda de peso.

Outrossim, a dieta está relacionada com a redução de processos inflamatórios no organismo, melhora da memória e da hipertensão, diminuição da gordura abdominal e dos níveis de insulina no sangue.

Por fim, o jejum intermitente é contraindicado para crianças, idosos, gestantes e mulheres que estão amamentando. Portanto, se você tem interesse neste método, procure um profissional especializado no assunto para conversar e avaliar os riscos e benefícios para o seu organismo.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana

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