imunidade

7 alimentos para aumentar a imunidade

Além de trazer dias mais frios, a chegada do inverno costuma vir acompanhada de diversas doenças respiratórias, como a gripe e o resfriado. Para prevenir essas condições, você precisa dar uma turbinada na sua imunidade.

Porém, sabe como fazer isso? Apenas com a inclusão de alguns alimentos na sua dieta é possível diminuir a sua suscetibilidade. Neste post, conheça tudo o que você precisa inserir na sua alimentação.

1) Frutas cítricas

Geralmente, sempre que ficamos resfriados ou gripados, lembramos do potencial das frutas cítricas. Afinal, são alimentos ricos em vitamina C e também em fibras, capazes de estimular a resistência a infecções, aumentando a imunidade e as propriedades antiinflamatórias do corpo.

Dessa forma, se você deseja reforçar as defesas do seu organismo, inclua as frutas cítricas no seu cardápio, tais como, laranjas, tangerinas, limão, kiwi e morango.

2) Gengibre

Tão importante quanto as frutas cítricas é o gengibre, prestando grande contribuição para a defesa do organismo. Isso porque, o alimento contém ação bacteriana e é rico nas vitaminas B6 e C.

Embora não seja indicado comê-lo cru e de forma individual, o gengibre é um item muito versátil, podendo ser utilizado no preparo de chás, sucos, sopas e como tempero nas refeições.

3) Shitake

Existem diferentes tipos de cogumelos, sendo o shitake um dos que mais ajudam a fortalecer a imunidade. Esse alimento é rico em lentinana, um nutriente com grande potencial para estimular a produção de células do sistema imune. Porém, recomenda-se que o consumo diário seja de apenas 100 gramas por dia.

4) Iogurte natural

Por ser rico em lactobacilos vivos e por conter propriedades probióticas, o iogurte natural também faz parte dessa lista de alimentos que aumentam a imunidade. Além disso, possui características que contribuem para a flora intestinal.

5) Alho

O alho é outro exemplo de alimento versátil, sendo muito utilizado na culinária brasileira. Em função desse fácil acesso, é um item indispensável para quem deseja fortalecer o seu sistema imunológico.

Isso porque, o principal componente do alho é a alicina, que possui ação anti-inflamatória e anti-infecciosa. O ideal é consumir o alimento cru. Ao ser aquecido, o alho perde parte das suas propriedades e, consequentemente, sua eficácia.

6) Batata-doce

A batata-doce é uma das fontes mais importantes de vitamina A e C, além de ser rica em antioxidantes que ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, a vitamina A tem efeito terapêutico no tratamento de doenças infecciosas.

7) Beterraba

A beterraba é fonte de substâncias que aumentam a produção de óxido nítrico, atuando como vasodilatadores. Além disso, as folhas da beterraba são ricas em cálcio, ferro, betacaroteno e vitamina C. O suco de beterraba crua é uma excelente opção.

Então, com a leitura deste post, você conheceu alguns dos alimentos mais eficazes no fortalecimento da sua imunidade. Portanto, se eles ainda não fazem parte da sua dieta, não perca tempo e os insira na sua rotina.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana

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