gordura localizada

Gordura localizada: quais as causas, prevenção e os tratamentos?

A gordura localizada é um problema muito comum entre a população, causando grande desconforto estético. Embora seja possível tratar, esse acúmulo de tecido adiposo pode ser evitado a partir da adoção de algumas medidas de prevenção.

Quer saber quais são? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos mais sobre o problema, suas causas, dicas de como prevenir e alternativas de tratamento.

O que é a gordura localizada?

Quando ingerimos mais gorduras do que nosso organismo necessita, todo o excesso é estocado em depósitos que estão espalhados pelo nosso corpo, funcionando como reservas de energia. No entanto, elas só são utilizadas quando todas as outras alternativas são esgotadas.

Ainda, na necessidade de buscar energia no corpo, o organismo primeiro utiliza a glicose presente no sangue. Se esta fonte acabar, ele passa a utilizar a glicose armazenada no fígado. Posteriormente, o corpo retira energia da quebra das proteínas dos nossos músculos.

Apenas depois de todo esse processo, as reservas de gordura são utilizadas. Enquanto isso não ocorre, elas formam a chamada gordura localizada. As áreas de depósitos mais comuns são o abdômen, flancos e culote. 

Quais são as causas?

O acúmulo de tecido adiposo é um problema causado, principalmente, por uma alimentação desequilibrada, rica em gorduras, carboidratos refinados, bebidas alcoólicas, refrigerantes, alimentos processados e pães.

Ademais, o sedentarismo também tem participação importante no surgimento do problema. Com a ausência de exercícios físicos, o corpo se habitua a ter um baixo gasto energético. Com isso, os alimentos deixam de ser transformados em energia para serem estocados.

Outrossim, também existem casos onde o indivíduo tem gordura localizada, mas não é sedentário e nem tem maus hábitos alimentares. Isso ocorre em função de um desequilíbrio orgânico que desacelera o metabolismo.

Por fim, existem outros fatores que contribuem com o acúmulo de tecido adiposo, tais como, má postura, tabagismo, uso contínuo de roupas muito apertadas e alterações hormonais que modificam a forma como a gordura é distribuída.

Como prevenir a gordura localizada?

A eliminação da gordura localizada não é uma tarefa fácil e dificilmente acontece apenas em função de uma dieta e de prática de exercícios físicos. Por isso, a melhor forma de tratar o problema é prevenindo-o.

Para isso, o primeiro passo é melhorar a forma como se alimenta. Para evitar o acúmulo de gordura, invista em alimentos saudáveis e reduza a ingestão de frituras, massas, farinha branca, doces, fast food, entre outros.

Além disso, também é necessário abandonar o sedentarismo e iniciar uma rotina de exercícios físicos. Com a combinação dessas medidas, você estará no caminho certo para prevenir a formação de gordura localizada.

Como é o tratamento?

Se você não conseguiu prevenir o problema, saiba que existem procedimentos estéticos que oferecem ótimos resultados. A seguir, listamos alguns dos tratamentos mais eficazes:

  • lipocavitação: consiste na destruição da gordura acumulada através de ondas de ultrassom que penetram as células;
  • endermoterapia: trata-se da técnica que se utiliza de um equipamento para sugar a pele da região a ser tratada, descolando a camada de gordura e facilitando sua eliminação;
  • criolipólise: procedimento onde as células de gordura são destruídas a partir do congelamento;
  • carboxiterapia: consiste na aplicação de gás carbônico medicinal na região acometida para estimular a eliminação da gordura presente nas células.

Enfim, a gordura localizada não é um problema de fácil resolução. Por isso, siga nossas orientações e se esforce para evitar o acúmulo de tecido adiposo. Assim, você não precisará lidar essa dificuldade.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.