Fotoenvelhecimento

O que é Fotoenvelhecimento?

Diferente do que muitos imaginam, as rugas e as linhas de expressão não são causadas apenas pelo avançar da idade. Uma das outras possíveis causas desses sintomas é o fotoenvelhecimento, condição associada à exposição ao sol sem proteção.

Você já ouviu falar nela? Quer conhecer mais sobre suas causas e tratamentos? Então, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do assunto.

Entenda mais sobre o fotoenvelhecimento

O fotoenvelhecimento é uma condição que se caracteriza pelo envelhecimento prematuro da pele provocado pela exposição contínua e desprotegida à radiação ultravioleta (UV) oriunda dos raios solares e também de fontes artificiais.

Ainda, a pele é o órgão no qual os sinais do envelhecimento são mais evidentes, pois, além de ser o mais extenso do corpo, funciona como uma barreira de proteção contra a ação de agressores externos.

Ademais, o processo de envelhecimento está relacionado à perda de tecido fibroso, à redução da renovação celular e à diminuição da rede vascular. Quando ocorre naturalmente, é chamado de envelhecimento cronológico.

Por outro lado, o fotoenvelhecimento é chamado de envelhecimento extrínseco, pois é causado pela exposição a fatores externos, especialmente os efeitos da radiação ultravioleta. Porém, existem outros fatores relacionados.

Quais as causas mais comuns?

Trata-se de uma condição desencadeada por causa de fatores ambientais. No caso dos raios ultravioletas, eles penetram na pele, danificando as fibras de colágeno, afetando a produção de elastina e ocasionando a produção das enzimas metaloproteínas.

Ainda, essas enzimas são responsáveis por reconstruir o colágeno danificado. Porém, a ação dessa radiação faz com que esse processo de reconstrução não funcione corretamente, levando à degradação das fibras de colágeno.

Além disso, os efeitos desses raios sobre a pele podem ocasionar estresse oxidativo, aumento da inflamação, alterações no sistema imunológico e danos ao material genético celular. Em consequência disso, desencadeiam o fotoenvelhecimento e até algum tipo de câncer.

Como identificar?

O envelhecimento cronológico acomete a todo o corpo e é percebido pela perda de elasticidade da pele, de modo que se torna mais fina e flácida, ocasionando a formação de rugas. Isso acontece em decorrência da diminuição da capacidade de renovação das células e da produção de fibras de colágeno.

No caso do fotoenvelhecimento, algumas características o diferenciam do envelhecimento natural. Por ser causado pela exposição a fatores ambientais, apenas a região da pele atingida é que apresentará os sinais de envelhecimento.

Assim, além de manchas e rugas visíveis, quem sofre com essa exposição é acometido por pequenas alterações no DNA celular da pele, o que pode dar origem ao câncer de pele, principalmente o tipo melanoma.

Como prevenir?

A forma mais eficiente de combater o fotoenvelhecimento é com o uso diário de um protetor solar com amplo espectro de proteção e com alto FPS (fator de proteção solar), sendo indicado o de, no mínimo, 30.

Contudo, a escolha de um filtro solar precisa ser feita com cuidado e, se possível, com a orientação de um dermatologista. Isso porque, é preciso optar pelo tipo que seja ideal para a sua pele e que ofereça cobertura contra as radiações ultravioletas, infravermelha e a luz visível (luz azul).

Então, se você não sabia o que era fotoenvelhecimento, com a leitura deste post, você conheceu tudo o que precisava a respeito do tema. Portanto, caso queira prevenir esse problema, converse com seu dermatologista.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.