filtro solar

Devo utilizar filtro solar até em dias chuvosos?

Que o filtro solar deve ser usado diariamente, boa parte da população já sabe. No entanto, como há uma associação com os raios solares, muitos acreditam que é um item dispensável nos dias chuvosos. Porém, saiba que isso é um erro!

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post. A seguir, você irá conhecer tudo sobre a importância de utilizar o protetor solar todos os dias, independente do clima.

Preciso usar o filtro solar nos dias chuvosos?

Sim. O protetor solar protege a pele contra a radiação solar. Por isso, precisa ser usado diariamente, inclusive nos dias frios, nublados e chuvosos. Embora pareça que o sol não está presente, ele continua emanando seus raios.

Para que você entenda a necessidade de usar esse produto, precisamos falar sobre os tipos de raios solares emitidos pelo sol. São eles:

  • Ultravioleta tipo A (UVA): são os raios que penetram nas camadas mais profundas da pele, sem deixar nenhuma marca. Assim, provocam envelhecimento precoce e também o câncer de pele melanoma, o tipo mais agressivo;
  • Ultravioleta tipo B (UVB): são os raios que atingem apenas a camada mais superficial da pele, causando vermelhidão e queimaduras solares. Além disso, podem provocar o câncer de pele não melanoma, um tipo menos agressivo.

Ainda, a radiação UVA e UVB está presente em todas as estações do ano, tanto nos dias quentes quanto nos dias chuvosos e frios. No entanto, os raios ultravioletas tipo A são mais predominantes nas estações quentes, enquanto o tipo B incidem o ano inteiro.

Como garantir a proteção da pele?

Para garantir o bloqueio da radiação ultravioleta durante todo o ano, o primeiro passo é conhecer o seu tipo de pele. Além disso, consulte um dermatologista para conhecer os possíveis fatores de risco para os cânceres de pele. 

Assim, você saberá qual o produto mais indicado para você e entenderá a real importância de utilizar o filtro solar o ano todo. Um dos indicadores mais importantes na hora de escolher um protetor é o FPS (Fator de Proteção Solar), sendo mais comumente indicado o fator 30.

Como o FPS é calculado?

Para identificar o FPS de um protetor solar, os laboratórios expõem uma pele artificial, ou voluntários, a uma luz que simula a radiação solar durante determinado período, em uma área com proteção e outra sem.

Posteriormente, realiza-se um cálculo que divide o tempo decorrido até que a vermelhidão surja nas duas regiões expostas à luz. O resultado dessa conta é que irá determinar o FPS de um protetor.

Como aplicar?

Segundo orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o filtro solar precisa ser aplicado logo pela manhã, após o banho. Caso o indivíduo transpire excessivamente, o produto deve ser reaplicado a cada duas horas. 

Se houver exposição direta ao sol, aplique o protetor antes de sair de casa. Sobre a quantidade a ser aplicada, a SBD indica o equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo. 

Então, com a leitura deste post, lembre-se que, a aplicação do filtro solar deve ser feita todos os dias, mesmo quando estiver frio ou nublado. Portanto, procure o produto mais indicado para sua pele e mantenha-se protegido da radiação UVA e UVB.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.