fibra

A importância da fibra alimentar paara a saúde

A manutenção de uma alimentação saudável depende, entre outras coisas, do cuidado na escolha dos alimentos. Neste sentido, é preciso equilibrar o consumo de nutrientes essenciais para o organismo, como é o caso das fibras.

Contudo, você sabe quais os alimentos que oferecem esse nutriente? Quer entender mais sobre a importância dele para a sua saúde. Então, não deixe de ler este post, pois responderemos a todas essas perguntas.

Por que as fibras são importantes?

A fibra alimentar pode ser definida como um conjunto de substâncias derivadas de vegetais resistentes à digestão e absorção pelo intestino delgado, sendo totalmente ou parcialmente fermentadas no intestino grosso.

Além disso, as fibras não fornecem calorias, diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares. Assim, permanecem no estômago juntamente com outros nutrientes, retardando a sensação de fome e prolongando a sensação de saciedade.

Ademais, a fibra alimentar tem o poder de regular o trânsito intestinal, desde que haja o consumo suficiente de água. Ademais, esse nutriente pode ser classificado em dois tipos: solúveis e insolúveis.

Ainda, as fibras solúveis reduzem o trânsito intestinal e beneficiam as pessoas que têm intestino solto e diarreia crônica. Por outro lado, as fibras insolúveis aumentam o trânsito intestinal e reduzem a constipação.

Outrossim, esses nutrientes também possuem propriedade probiótica, pois alguns dos seus componentes estimulam o crescimento de bactérias boas para o organismo, como as bifidobactérias e os lactobacilos.

Neste sentido, existem estudos que apontam uma forte relação entre o consumo de fibra alimentar e a redução no risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como a doença arterial crônica, AVC, obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemias.

Quais alimentos são fontes de fibras?

As fibras podem ser inseridas em qualquer uma das refeições diárias. Isso porque, podem ser encontradas em diferentes tipos de alimentos, como, por exemplo:

  • leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja;
  • grãos, farelos e farinhas integrais: arroz, milho, cevada, trigo e linhaça;
  • vegetais: agrião, alface, abóbora, aipo, beterraba, brócolis, couve, acelga, batata-doce, rúcula, escarola, erva-doce, espinafre, repolho, salsa, cebolinha, cenoura, milho verde, pepino, pimentão, quiabo, rabanete e tomate cru;
  • frutas: abacate, ameixa fresca, melancia, melão, tangerina, morango, pêra com casca, pêssego, tâmara, uva fresca e passa.

Qual a quantidade diária recomendada?

Para obter todos os benefícios da fibra alimentar é preciso consumi-la na quantidade diária indicada por profissionais da área da alimentação. Neste sentido, a recomendação padrão é de 25 a 30 gramas por dia, o equivalente a duas colheres de sopa.

Além disso, é necessário que a ingestão de fibras alimentares esteja associada à ingestão adequada de água. Assim, é possível prevenir a constipação derivada ou causada pelo consumo adequado de fibras, mas impróprio de água.

Dessa forma, o consumo ideal de água é de 2,7 litros para mulheres adultas e 3,7 litros para homens adultos. As fibras só desempenham o seu papel perfeitamente se ingeridas juntamente com a quantidade adequada de água.

Então, como você pode perceber, a fibra alimentar é essencial para nosso organismo, oferecendo uma série de benefícios para o corpo. Portanto, insira os alimentos que são fontes naturais de fibra e da quantidade de água necessária.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana

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