O aparecimento de estrias na pele traz muito desconforto e incômodo, principalmente para as mulheres. Essas manchas podem surgir em diferentes partes do corpo, sendo mais comum nos glúteos, coxas, abdome e seios.
Afinal, você sabe os motivos que levam ao aparecimento dessas lesões? Então, para ampliar o seu conhecimento, recomendamos a leitura deste post. A seguir, você vai conhecer as causas, sintomas e alternativas de tratamento para esse quadro.
O que são as estrias?
Trata-se de cicatrizes que surgem em regiões propensas à distensão da pele em função da destruição das fibras elásticas e colágenas. Essas linhas são formadas em função da redução da espessura da derme e da epiderme.
Embora afetem a aparência da pele, gerando incômodo, não indicam um problema de saúde. Ainda, as estrias são mais comuns em mulheres, mas também podem se manifestar nos homens.
Ademais, a pele possui propriedades elásticas que permitem que ela se distenda e encolha de acordo com o crescimento do indivíduo. Contudo, existem limites para essa elasticidade. Assim, o excesso de distensão faz surgir as estrias.
Algumas das situações que tendem a provocar a formação dessas cicatrizes são o ganho acentuado e rápido de peso ou de massa muscular, a gravidez e o estirão puberal. Por isso, gestantes e adolescentes são os mais propensos a desenvolverem o quadro.
Quais os sintomas mais comuns?
As cicatrizes podem se manifestar de duas formas. Quando são recentes, ganham coloração rósea ou arroxeada e podem provocar uma leve coceira e inflamação local. Já as antigas são esbranquiçadas, indicando uma atrofia intensa das fibras.
Ainda, as estrias surgem gradativamente, pois, mesmo sendo rápida, a distensão da pele costuma levar alguns dias. Em alguns casos, se tornam imperceptíveis. Ademais, quando acometem adolescentes, as cicatrizes podem melhorar espontaneamente.
Quais as causas?
A principal causa de estrias é o aumento do volume corpóreo, que exige o estiramento da pele. Essa necessidade de distensão pode ocorrer em função de uma gravidez, aumento de peso, uso de prótese mamária, de anabolizantes ou de estrógeno e hormônios adrenocorticais.
Outro fator que pode provocar a formação das cicatrizes é a utilização contínua de medicamentos corticoides. Outrossim, o problema pode estar relacionado com fatores genéticos. Além disso, existem fatores que tornam uma pessoa mais suscetível ao quadro, como, por exemplo:
- se do sexo feminino;
- ter histórico familiar de estrias;
- perda ou ganho de peso rápido e acentuado;
- ser caucasiano;
- ter histórico pessoal de parto de bebês grandes ou gêmeos.
Como é o tratamento?
Ainda não existe um tratamento que promova a eliminação total das estrias. Para evitar surpresas desagradáveis, procure a orientação de um profissional. Geralmente, os médicos prescrevem as seguintes alternativas de tratamento:
- uso de ácido retinóico ou tretinoína: substâncias que ajudam a reconstruir o colágeno da pele, podendo tornar as cicatrizes menos aparentes. Porém, só produz efeito quando são recentes;
- micodermoabrasão: consiste no uso de cristais para esfoliar a pele, removendo as células descamadas. Assim, promove o crescimento de uma nova pele mais elástica, sendo indicado tanto para as linhas recentes quanto as antigas;
- aplicação de laser: serve para estimular a produção de colágeno e de elastina, sendo o método mais utilizado para esse tipo de tratamento;
- peeling: é uma versão mais intensa do ácido retinóico, promovendo a reconstrução das fibras de colágeno.
Enfim, não há uma maneira de evitar integralmente o aparecimento das estrias. Porém, é possível adotar medidas que dificultam a sua formação, tais como, hidratação contínua da pele, uso de volume adequado de prótese mamária e manter uma alimentação equilibrada.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana