estrias

Estrias: quais as causas e tratamentos?

O aparecimento de estrias na pele traz muito desconforto e incômodo, principalmente para as mulheres. Essas manchas podem surgir em diferentes partes do corpo, sendo mais comum nos glúteos, coxas, abdome e seios.

Afinal, você sabe os motivos que levam ao aparecimento dessas lesões? Então, para ampliar o seu conhecimento, recomendamos a leitura deste post. A seguir, você vai conhecer as causas, sintomas e alternativas de tratamento para esse quadro.

O que são as estrias?

Trata-se de cicatrizes que surgem em regiões propensas à distensão da pele em função da destruição das fibras elásticas e colágenas. Essas linhas são formadas em função da redução da espessura da derme e da epiderme.

Embora afetem a aparência da pele, gerando incômodo, não indicam um problema de saúde. Ainda, as estrias são mais comuns em mulheres, mas também podem se manifestar nos homens.

Ademais, a pele possui propriedades elásticas que permitem que ela se distenda e encolha de acordo com o crescimento do indivíduo. Contudo, existem limites para essa elasticidade. Assim, o excesso de distensão faz surgir as estrias.

Algumas das situações que tendem a provocar a formação dessas cicatrizes são o ganho acentuado e rápido de peso ou de massa muscular, a gravidez e o estirão puberal. Por isso, gestantes e adolescentes são os mais propensos a desenvolverem o quadro.

Quais os sintomas mais comuns?

As cicatrizes podem se manifestar de duas formas. Quando são recentes, ganham coloração rósea ou arroxeada e podem provocar uma leve coceira e inflamação local. Já as antigas são esbranquiçadas, indicando uma atrofia intensa das fibras.

Ainda, as estrias surgem gradativamente, pois, mesmo sendo rápida, a distensão da pele costuma levar alguns dias. Em alguns casos, se tornam imperceptíveis. Ademais, quando acometem adolescentes, as cicatrizes podem melhorar espontaneamente.

Quais as causas?

A principal causa de estrias é o aumento do volume corpóreo, que exige o estiramento da pele. Essa necessidade de distensão pode ocorrer em função de uma gravidez, aumento de peso, uso de prótese mamária, de anabolizantes ou de estrógeno e hormônios adrenocorticais.

Outro fator que pode provocar a formação das cicatrizes é a utilização contínua de medicamentos corticoides. Outrossim, o problema pode estar relacionado com fatores genéticos. Além disso, existem fatores que tornam uma pessoa mais suscetível ao quadro, como, por exemplo:

  • se do sexo feminino;
  • ter histórico familiar de estrias;
  • perda ou ganho de peso rápido e acentuado;
  • ser caucasiano;
  • ter histórico pessoal de parto de bebês grandes ou gêmeos.

Como é o tratamento?

Ainda não existe um tratamento que promova a eliminação total das estrias. Para evitar surpresas desagradáveis, procure a orientação de um profissional. Geralmente, os médicos prescrevem as seguintes alternativas de tratamento:

  • uso de ácido retinóico ou tretinoína: substâncias que ajudam a reconstruir o colágeno da pele, podendo tornar as cicatrizes menos aparentes. Porém, só produz efeito quando são recentes;
  • micodermoabrasão: consiste no uso de cristais para esfoliar a pele, removendo as células descamadas. Assim, promove o crescimento de uma nova pele mais elástica, sendo indicado tanto para as linhas recentes quanto as antigas;
  • aplicação de laser: serve para estimular a produção de colágeno e de elastina, sendo o método mais utilizado para esse tipo de tratamento;
  • peeling: é uma versão mais intensa do ácido retinóico, promovendo a reconstrução das fibras de colágeno.

Enfim, não há uma maneira de evitar integralmente o aparecimento das estrias. Porém, é possível adotar medidas que dificultam a sua formação, tais como, hidratação contínua da pele, uso de volume adequado de prótese mamária e manter uma alimentação equilibrada.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.