estrias

Estrias: por que ocorre e como evitar?

Geralmente, após a gravidez ou a mudança repentina de peso corporal ocasiona a formação de marcas em formato de linhas na pele, chamadas de estrias. Em função disso, é uma condição muito temida, principalmente pelas mulheres.

Você sabe como elas são causadas? Conhece as principais maneiras de prevenir o problema? Caso não, este post é leitura obrigatória. A seguir, responderemos a essas e outras dúvidas relacionadas ao assunto.

O que são as estrias?

Trata-se de um tipo de lesão de pele muito comum que surge em forma de linha e que não está associada a nenhum problema de saúde específico. No entanto, trazem grande desconforto, sendo uma queixa recorrente nos consultórios dermatológicos.

Ainda, as cicatrizes causadas por essa condição surgem em função da diminuição da espessura da derme e da epiderme em consequência de um estiramento da pele. Ademais, as estrias são classificadas em dois tipos:

  • recentes: são linhas de coloração rósea ou púrpura que provocam uma leve coceira. Esse tipo tende a vir acompanhado de uma inflamação local;
  • antigas: são as estrias esbranquiçadas, caracterizando o atrofiamento intenso das fibras colágenas e elásticas. Nesses casos, já não há mais inflamação.

Como são causadas?

A pele possui propriedades que permitem que seja esticada e encolhida de acordo com o crescimento do corpo do indivíduo. Porém, existe um limite para essa flexibilidade. Assim, quando ocorre uma rápida e exagerada distensão da pele, surgem as estrias.

Ainda, o mais comum é que essas marcas se formem em regiões mais suscetíveis ao contínuo e gradual esgarçamento, como, por exemplo, o abdômen, os seios e os glúteos. De modo geral, as principais causas de estrias são:

  • gestação: para dar espaço para o bebê se desenvolver, o corpo da mulher se expande. Com isso, a pele também se estende continuamente, provocando as cicatrizes;
  • ganho ou perda súbita de peso: o excesso de gordura abdominal ou a redução drástica de volume também exige que a pele se adapte rapidamente. Assim, as estrias se formam;
  • uso de produtos à base de corticosteróides: esse ativo diminui a propriedade elástica da pele, facilitando a formação das linhas características;
  • síndromes: algumas condições aumentam a presença de cortisona no corpo, prejudicando a capacidade de esgarçamento da pele. Esse é o caso da síndrome de Cushing, de Marfan e de Ehlers-Danlos;
  • rápido ganho de massa muscular: o súbito aumento de volume dos músculos costuma provocar estrias nos ombros;
  • estirão puberal: na fase de transição para a adolescência, ocorre o estirão puberal. A depender do crescimento do indivíduo, podem surgir cicatrizes nos quadris, coxas e seios.

Além dessas situações, as estrias também guardam relação com fatores genéticos, o que torna uma pessoa mais suscetível a desenvolvê-las. Porém, a gravidez e o estirão puberal são as causas mais comuns desse problema.

Como prevenir?

Ainda não existe um tratamento que seja totalmente efetivo contra as estrias. Assim, é necessário adotar alguns cuidados para evitar que elas se formem. Um deles é evitar o excesso de peso corporal.

Ainda, para as gestantes e adolescentes, o uso frequente de cremes hidratantes nas áreas mais propensas é uma ação preventiva. Da mesma forma, é preciso manter-se hidratado e praticar atividades físicas

Enfim, em algumas situações, não há muito a ser feito para evitar a formação de estrias na pele. Quando surgem, é possível recorrer a tratamentos que reduzem o impacto estético provocado pelas cicatrizes.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.