efeito sanfona

Efeito sanfona: o que é e como evitar?

Ao buscar dietas restritivas que promovem a perda acentuada de peso, é comum que as pessoas precisem lidar com um problema conhecido como efeito sanfona. Com isso, param de emagrecer e engordam novamente.

Você conhece as causas desse efeito? Sabe o que fazer para evitá-lo? Caso não, recomendamos a leitura deste post. Nele, responderemos a todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O que é o efeito sanfona?

Trata-se de uma condição que ocorre quando uma pessoa passa a enfrentar dificuldades para emagrecer logo após um período de grande perda de peso. Esse efeito pode durar alguns meses ou até anos.

Contudo, quanto mais tempo essa instabilidade durar, maior será o dano causado no metabolismo do corpo. O efeito sanfona ocorre quando um indivíduo faz uma mudança drástica no seu estilo de vida, sem qualquer tipo de planejamento.

Dessa forma, o organismo pode não compreender o que está ocorrendo e passa a se defender, criando um estado contínuo de alerta e afetando o metabolismo. Assim, tende a armazenar mais gordura para garantir o bom funcionamento do corpo.

Outra situação ocorre quando a pessoa inicia uma dieta baseada na privação de determinados grupos de alimentos. Com o tempo, a tendência é de que ela não consiga manter essa alimentação e volte a consumir os itens proibidos em maior quantidade do que antes da dieta.

Quais as consequências para o organismo?

Com a constante alternância entre perda e ganho de peso, o organismo passa a ser gradativamente prejudicado. Com isso, o indivíduo se torna mais suscetível ao desenvolvimento de algumas doenças cardiovasculares e o diabetes.

Ademais, estudo publicado pela Universidade de Oxford, descobriu que o efeito sanfona provoca uma reação inflamatória no organismo. Outros problemas relacionados são a perda de massa muscular, o enfraquecimento do sistema imunológico e aumento nas taxas de colesterol.

Quando ocorre em adolescentes, esse efeito pode prejudicar o desenvolvimento do corpo, comprometendo o seu crescimento e até interferindo na produção hormonal. Em alguns casos, as consequências se estendem até a vida adulta.

Como evitar o efeito sanfona?

A principal forma de evitar o efeito sanfona é não realizar dietas milagrosas que prometem perda acentuada de peso em um curto período. Isso porque são excessivamente restritivas e difíceis de serem mantidas a longo prazo.

Entretanto, a necessidade de emagrecer exige mudanças na alimentação. A seguir, separamos algumas dicas para você perder peso sem precisar lidar com o efeito sanfona:

  • reeducação alimentar: ao invés de aderir a dietas restritivas, melhore a sua alimentação, consuma a quantidade adequada ao seu gasto calórico, insira novos alimentos nutritivos nas refeições e reduza a ingestão de produtos com muitas calorias;
  • exercícios físicos: para perder peso de maneira saudável é necessário combinar a reeducação alimentar com a prática de exercícios físicos;
  • respeite seu organismo: o seu peso precisa estar adequado a sua idade, gênero, altura e biótipo. Qualquer acréscimo ou decréscimo é prejudicial;
  • dormir bem: o sono de má qualidade favorece o ganho de peso, pois leva o indivíduo a consumir mais calorias no dia seguinte;
  • acompanhamento nutricional: a melhor forma de emagrecer é seguindo um programa alimentar elaborado por um nutricionista.

Portanto, como você pode perceber, o efeito sanfona é um problema fácil de ser resolvido, desde que o indivíduo evite as dietas milagrosas e busque acompanhamento de um profissional. 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.