drug delivery

Drug Delivery: O que é e quando ele é indicado?

Apesar do nome diferente, o termo drug delivery é cada vez mais comum na dermatologia. Em função dos benefícios que promove, vem ganhando um grande número de adeptos. Você já ouviu falar nesse novo conceito?

Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos todos os tópicos mais relevantes sobre essa modalidade de tratamento estético. Ficou interessado? Continue a leitura.

O que significa drug delivery?

Drug delivery é uma técnica realizada para aumentar a potência da penetração de ativos na pele. Assim, um determinado procedimento estético apresenta resultados mais rápidos e satisfatórios. Além disso, pode reduzir a quantidade de sessões necessárias.

Essa modalidade promove uma entrega eficaz de moléculas terapêuticas em diversos pontos da pele. A proposta do drug delivery é otimizar os procedimentos estéticos e facilitar a transposição de uma barreira da pele que limita a ação dos princípios ativos.

Neste sentido, qualquer técnica que consiga favorecer o rompimento da integridade da epiderme pode ser considerada um tipo de drug delivery. Por isso, existem diferentes possibilidades de substâncias que podem ser utilizadas.

Quando o procedimento é indicado?

O drug delivery é um tratamento que pode ser feito por qualquer pessoa. Contudo, o ideal é que seja realizado por um dermatologista. Assim, o seu quadro e o seu tipo de pele serão avaliados corretamente. 

No que se refere à indicação, a técnica pode ser feita nos seguintes casos: rejuvenescimento facial, cicatrizes, estrias, manchas, queda de cabelo, rugas, flacidez, poros abertos, acne, olheiras, entre outros.

Ademais, o tratamento precisa ser personalizado, pois deve atender às demandas específicas de cada paciente. Além disso, pode ser ou não combinado com outros procedimentos, técnicas ou substâncias.

Como funciona?

Normalmente, o drug delivery é feito através de microagulhamentos, injeções, lasers ou dermarollers (rolos com agulhas). Com isso, os princípios ativos são aplicados na pele, rompendo as barreiras naturais, o que faz com que atuem de maneira profunda e concentrada.

Ademais, por ser uma técnica invasiva, pode deixar alguns pacientes reticentes. Para minimizar todos os riscos e possíveis efeitos colaterais, é fundamental optar por consultórios dermatológicos que tenham expertise no procedimento.

Entre os principais produtos que podem ser aplicados pela modalidade de drug delivery, podemos citar: ativos clareadores, hidratantes, regeneradores, tensores e antioxidantes. Cada substância possui uma indicação específica de uso.

Quais as vantagens do drug delivery?

Geralmente, as técnicas de aplicação dessas substâncias conseguem fazer com que apenas 0,03% dos princípios ativos penetrem nas camadas mais profundas da pele. Com o drug delivery esse percentual é consideravelmente maior, sendo essa uma das principais vantagens. 

Ainda, esse tratamento visa melhorar o aspecto geral da pele, dando mais uniformidade e deixando-a mais saudável. Além disso, possui efeito regenerador e antioxidante, minimizando as rugas e as linhas de expressão.

Enfim, como você pode perceber, o drug delivery é uma técnica muito indicada para quem busca aumentar a eficácia dos princípios ativos. Portanto, se você se interessou pela modalidade, procure um dermatologista especializado no assunto.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.