Dieta

5 perigos ao se adotar uma dieta sem acompanhamento médico

Em busca de atender aos padrões da sociedade para um corpo perfeito, muitas pessoas se submetem a dietas restritivas sem qualquer acompanhamento médico. No entanto, essa prática pode trazer uma série de perigos à saúde.

Neste post, você irá conhecer mais sobre os riscos de aderir a regimes alimentares sem o auxílio de um profissional. Ficou interessado? Então, não perca tempo e continue a leitura.

1 – Excesso de gorduras e proteínas

Com a grande adesão das pessoas, a cada dia surgem diferentes dietas milagrosas que prometem resultados efetivos em um curto período de tempo. A depender do caso, o objetivo pode ser alcançado pelo consumo maior de algum grupo de nutrientes.

No entanto, com a ausência de acompanhamento médico, pode ocorrer a ingestão excessiva de proteínas e gorduras, resultando em aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos, o que favorece o aparecimento de doenças graves.

Por exemplo, o consumo acentuado de proteínas pode sobrecarregar o fígado e os rins. Por outro lado, a insuficiência de fibras pode afetar o bom funcionamento do intestino e contribuir para o desenvolvimento de um câncer.

2 – Efeito sanfona

Uma das principais consequências de fazer dietas restritivas por conta própria é o efeito sanfona. O problema se caracteriza pela alternância entre perda e recuperação do peso perdido. Em alguns casos, o indivíduo alcança um peso maior do que possuía antes.

Geralmente, o efeito sanfona é resultado do desequilíbrio nutricional, Como há a perda de gordura e de massa muscular, reduz-se a necessidade de energia do organismo. Ao interromper o regime, o indivíduo volta a engordar. A recorrência desse efeito sobrecarrega os órgãos.

3 – Deficiência nutricional

Na grande maioria dos casos, as dietas milagrosas da internet funcionam a partir da priorização e restrição de determinados grupos alimentares, o que é prejudicial à saúde. Isso porque, o organismo não recebe a demanda de nutrientes necessária, ocasionando a deficiência nutricional.

4 – Desconsideração das suas necessidades diárias

Uma dieta efetiva, que promove o emagrecimento saudável, considera as necessidades diárias de uma pessoa, respeitando suas individualidades, preferências e condições. Assim, você não precisa abrir mão de tudo o que gosta.

Por outro lado, ao seguir uma dieta divulgada na internet, não haverá qualquer consideração pelas suas necessidades individuais. Assim, você encontrará grande dificuldade em cortar alimentos de sua preferência, fazendo com que desista e ocasionando o efeito sanfona.

5 – Distúrbios alimentares

Grande parte dos transtornos alimentares têm origem em fatores emocionais. A compulsão alimentar costuma ser uma válvula de escape do paciente para aliviar o estresse e as dificuldades do dia-a-dia. 

Assim, o ato de comer deixa de ser uma forma de se alimentar e sanar as necessidades do organismo, passando a ser uma necessidade emocional. Com isso, podem ocorrer distúrbios alimentares mais graves, como anorexia e bulimia.

Então, como você pode perceber, são muitos os perigos de adotar uma dieta sem acompanhamento de um nutricionista. Portanto, se está buscando emagrecer, não siga as fórmulas mágicas da internet, mas procure um profissional capacitado.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.