acne

Como combater a acne

A acne é um dos problemas de pele mais temidos, principalmente pelas mulheres. Porém, mesmo com a grande quantidade de informação disponível na internet, ainda restam muitas dúvidas sobre como combatê-la.

Por isso, preparamos este post para explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Então, se você deseja conhecer mais sobre as formas de tratamento dos cravos e espinhas, continue a leitura.

O que é acne?

Trata-se de uma doença de pele que se caracteriza pela inflamação das glândulas sebáceas e dos folículos pilosos. Assim, a interação entre as células mortas, a substância oleosa natural da pele e as bactérias existentes na região provocam a formação de acne.

Ainda, as áreas do corpo mais afetadas pelos cravos e espinhas são aquelas onde há maior concentração de glândulas sebáceas: costas, parte superior do tórax, ombros e face. Além disso, podem variar de extensão e de intensidade. Ademais, as acnes podem ser classificadas da seguinte forma:

  • neonatal: quando surge em bebês recém-nascidos decorrente do estresse do parto, aumentando a produção hormonal. No entanto, desaparecem espontaneamente;
  • infantil: acomete bebês entre 3 e 16 meses, costumam deixar cicatrizes e são causadas pela elevação dos níveis hormonais;
  • vulgar: é o tipo mais comum e surge em adolescentes e adultos jovens, principalmente durante a puberdade;
  • conglobata: consiste no tipo mais grave, sendo mais frequente em homens jovens. Se caracteriza pela formação de espinhas grandes de difícil tratamento;
  • fulminante: quando a acne conglobata acomete meninos adolescentes, se multiplicando rapidamente nas costas e peito. Esse tipo tende a deixar cicatrizes graves e pode provocar febre, dor muscular e óssea.

Como combater a acne?

Para evitar a evolução do quadro, recomenda-se que um dermatologista seja procurado tão logo a acne apareça. Quanto mais precoce for o tratamento, maiores as chances de controlar o problema.

Ainda, o tratamento dessa condição tem por objetivo reduzir ou evitar as lesões, diminuir o estresse psicológico e prevenir cicatrizes. Para isso, o primeiro passo é orientar o paciente sobre os cuidados com sua pele e sobre a doença.

Posteriormente, o médico avalia o estado do paciente e prescreve um tratamento individualizado que é pautado pela extensão e gravidade do problema. Neste sentido, costuma ser indicado o uso de alguns medicamentos específicos, como, por exemplo:

  • uso de anticoncepcionais para terapia hormonal;
  • antibióticos orais e outras medicações sistêmicas;
  • retinóides, ácido azelaico e outras medicações tópicas que podem ser encontradas em géis, loções, cremes e sabonetes;
  • isotretinoína em casos graves.

Outrossim, também existem alternativas não farmacológicas para o tratamento da acne, como, por exemplo, microdermoabrasão, limpeza de pele, esfoliação química, terapia fotodinâmica, luz intensa pulsada e laser.

Como prevenir?

A formação dessas lesões está diretamente ligada ao excesso de sebo na pele. Salvo algumas exceções, esse problema pode ser prevenido pela adoção de algumas mudanças no estilo de vida. A seguir, conheça os hábitos que ajudam na prevenção dessa doença de pele:

  • mantenha uma rotina de limpeza da pele, sem esfregar com muita força ou lavá-la excessivamente;
  • evite suar em excesso, pois pode agravar o quadro. Caso não seja possível, sempre higienize o rosto após as atividades físicas;
  • lave com frequência os cabelos, evitando que fiquem oleosos;
  • prefira roupas com tecido sintético;
  • não toque o rosto com frequência;
  • evite a exposição da pele a óleos e produtos químicos.

Assim, com a adoção desses cuidados, você conseguirá prevenir a acne. Além disso, com a leitura deste post, você conheceu tudo sobre essa condição e já sabe como combatê-la. Ao primeiro sinal de desconforto, procure um médico.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.