carboxiterapia

Carboxiterapia: o que é e quando é indicada?

Apenas quem sofre com as estrias e celulites sabe como essas marcas incomodam. Dessa forma, é comum que haja uma busca constante por procedimentos estéticos que eliminem o problema. Neste sentido, a carboxiterapia é uma técnica muito indicada.

Você conhece esse procedimento? Sabe como ele é realizado e quando é indicado? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do tema.

O que é carboxiterapia?

A carboxiterapia é um procedimento estético que consiste na aplicação de gás carbônico em diferentes camadas da pele. Com isso, há uma dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e estimulando a oxigenação dos tecidos. 

Ainda, esse tratamento pode ser realizado em diferentes partes do corpo, principalmente no rosto, abdômen, nos flancos, braços, nas nádegas e coxas. O procedimento é invasivo, mas são mínimos os riscos de complicações.

Por isso, é normal que haja um pequeno desconforto no momento da injeção do gás em função do descolamento da pele. Contudo, a dor não é intensa e é passageira, permanecendo por, no máximo, trinta minutos.

Quando é indicada?

Como o procedimento estimula a produção de colágeno e a formação de novas fibras elásticas, pode ser utilizado para promover o rejuvenescimento facial e corporal. De modo geral, as principais indicações são:

  • celulite: a aplicação do produto lesiona os adipócitos, eliminando as gorduras localizadas, aumentando a circulação sanguínea e a drenagem linfática na região;
  • perda de cabelo: favorece o crescimento de novos fios de cabelo e também melhora o fluxo sanguíneo na região;
  • flacidez: estimula a produção de fibras de colágeno, substância responsável por sustentar a pele;
  • olheiras: ao fortalecer os vasos sanguíneos, o procedimento reduz o inchaço dos olhos e clareia a pele;
  • estrias: o gás carbônico pode ser aplicado diretamente no local, o que provoca a produção de colágeno;
  • gordura localizada: a carboxiterapia lesiona as células de gordura, eliminando-as.

Como o procedimento é realizado?

A carboxiterapia é feita a partir de um aparelho conectado a um cilindro de gás carbônico medicinal. Através de uma aplicação intravenosa, o gás percorre todo o equipamento, chega até a seringa e é inserido entre a pele e a gordura da região a ser tratada. 

Quando o objetivo é tratar as cicatrizes, o gás carbônico é aplicado no seu interior. Quanto mais profunda for a marca, maior será a profundidade da aplicação. Posteriormente, o gás carbônico dilata e estimula a formação de novos vasos sanguíneos.

Em consequência disso, há uma melhora na irrigação do sangue e na oxigenação dos tecidos. O número de sessões irá variar de acordo com a região a ser tratada, o grau de profundidade do problema e as características do corpo do paciente.

Quais as vantagens?

O principal benefício da carboxiterapia é a segurança do procedimento, com baixo risco de complicações. Isso porque, o gás carbônico medicinal não é tóxico e não provoca reações adversas. 

Por isso, há poucas contraindicações para o tratamento com carboxiterapia. Entre as mais comuns, podemos citar: pessoas com problemas graves no pulmão ou no coração, pois pode comprometer a eliminação normal do gás carbônico.

Além disso, para que os resultados do tratamento sejam satisfatórios, o paciente precisa manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas com regularidade. Então, se ficou interessado na carboxiterapia, procure um dermatologista de sua confiança para ser avaliado.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.