botox

O que é botox?

Quando o botox surgiu, imediatamente virou uma verdadeira febre em clínicas dermatológicas e de cirurgia plástica, chamando a atenção de homens e mulheres que desejavam o segredo imediato do rejuvenescimento sem precisar de uma intervenção invasiva.

 

Abreviação de toxina botulínica, o botox é uma substância que ao ser aplicada na pele impede a contração dos músculos faciais que geram as rugas. Com esse relaxamento muscular, as rugas parecem desaparecer. Porém, o botox também é usado para tratamentos de doenças como microcefalia, espasmos musculares e paraplegia.

Como o botox surgiu?

Produzido pela mesma bactéria que provoca o botulismo (a Clostridium botulinum), o botox não causa a doença pois é purificado através da industrialização e ministrado em doses muito pequenas para uso estético.

 

Um dos sintomas do botulismo é exatamente a paralisia facial – após muitos anos de pesquisa, essa paralisia começou a ser utilizada para o benefício do corpo humano, a partir de outras composições químicas e o controle de doses.

 

Cada país tem sua própria regulamentação para o uso do botox. No Brasil, ele foi aprovado pela Anvisa em 1992. Desde sua aprovação, a substância vem ampliando as suas possibilidades de uso, ganhando espaço não só na estética como também na medicina.

 

Como o nome “botox” é uma marca registrada e vem de toxina botulínica, a substância também pode ser encontrada com outros nomes comerciais, tais como Prosigne, Dysport e Xeomin e Botulift.

 

Além dos procedimentos estéticos, o botox pode ser usado para diminuir espasmos faciais, cefaleia tensional e salivação excessiva. Pode, ainda, ser aplicado contra a gagueira; para atenuar dores lombares crônicas e neuropáticas; para controle do bruxismo (o “ranger de dentes”), para minimizar os tremores causados pelo Mal de Parkinson, para diminuir a sudorese, dentre outras funções.

Como e quando usar botox?

A toxina botulínica causa uma reação nas terminações nervosas, medida em graus de intensidade que vão de A a G. Essa reação compromete e impede as contrações musculares. Se na doença do botulismo as mortes são provocadas pela paralisia dos músculos respiratórios, no seu uso estético o botox impede a contração dos músculos da face que dão origem às rugas.

 

Dessa maneira, as marcas de expressão, as pequenas rugas ao redor dos olhos e no centro da testa são amenizadas ou desaparecem por um período médio de seis meses. Se utilizado novamente antes desse prazo, o botox pode trazer reações negativas, tais como aparência estática (sem nenhum tipo de movimento muscular) e reações alérgicas. Quem aplica com muita constância pode comprometer os músculos faciais.

 

Vale ressaltar que o método quase não tem contraindicações ou efeitos colaterais. Podem ocorrer dores de cabeça durante um certo período após a aplicação, assim como manchas roxas na região por um curto tempo. A injeção de toxina botulínica não é indicada para mulheres grávidas e nem para pessoas com hipersensibilidade à substância.

 

A primeira aplicação de botox já produz um resultado positivo no aspecto facial, que vai aparecer em média 5 dias após a aplicação. Seus efeitos podem chegar a durar seis meses, mas, em geral, a média é de quatro meses quando há uma boa manutenção.

 

O principal cuidado a ser tomado para aplicações de botox é encontrar um local seguro e de confiança, com profissionais habilitados para aplicação. O procedimento é quase indolor!

 

Após a aplicação, a pele pode apresentar mais sensibilidade e elevações em algumas partes, mas a situação se estabiliza após alguns minutos. É fundamental evitar exposição ao sol antes da aplicação, não realizar atividades físicas antes ou depois da aplicação, não receber massagens no local e nem se deitar nas quatro horas que se seguem. Depois de um curto tempo de adaptação, a pessoa pode voltar a praticar suas atividades normais sem que haja nenhum dano à estética alcançada com o procedimento.

 

E você, gostou das informações? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em Cotia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.