Alimentos

8 alimentos que ajudam no controle do colesterol

Embora não seja o único fator responsável pelo aumento nas taxas de colesterol, a má alimentação é um dos mais importantes, principalmente quando associada ao fumo, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes ou idade avançada.

Por isso, preparamos este post com algumas dicas de alimentos que você precisa incluir na sua dieta para facilitar o controle do colesterol. Tem interesse no tema? Então, continue a leitura.

1 – Aveia

A aveia contém betaglucana, um tipo de fibra solúvel que se liga ao colesterol no intestino, fazendo com que seja expelido nas fezes. Além disso, ao fermentar esse tipo de fibra, as bactérias do intestino produzem ácidos graxos que diminuem a produção de colesterol no fígado.

2 – Maçã

A casca da maçã é rica em fibras que ajudam a reduzir os níveis de LDL e a fruta tem antioxidantes que ajudam a diminuir a oxidação do colesterol. Essa é uma característica comum das frutas, desde que consumidas com casca.

3 – Peixes ricos em ômega-3

Nosso organismo não produz ômega-3, o que exige o consumo de alimentos ricos nesse nutriente essencial para o bom funcionamento do coração e do sistema circulatório. Neste sentido, o salmão e o atum são fontes de ômega-3 e contribuem para o controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos, além de terem ação anti-inflamatória.

4 – Óleos vegetais

Por serem ricos em fitoesteróis, os óleos vegetais reduzem até 15% do colesterol, desde que sejam associados a um estilo de vida saudável. Esses fitoesteróis são compostos vegetais que contribuem com a redução do colesterol sanguíneo.

5 – Azeite extravirgem

Além de ser uma importante fonte de polifenóis, o azeite extravirgem é capaz de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células e tem efeito protetor contra diferentes tipos de doenças cardiovasculares.

6 – Alcachofra

A alcachofra é riquíssima em fibras, que são resistentes às enzimas produzidas pelo corpo. Além disso, também contribui para reduzir o nível de triglicerídeos, promovendo a perda de peso e evitando a obesidade.

Assim, para aproveitar todos os nutrientes e propriedades da alcachofra, prefira o preparo cozido na água. Você pode comer pedaço por pedaço, com gotas de azeite. A parte branca interna deve ser comida à parte.

7 – Chocolate amargo

O chocolate amargo contém maior percentual de cacau, menos açúcar e leite. Dessa forma, o alimento tem mais qualidade e dispõe de maior quantidade de flavonoides, substâncias que ajudam a reduzir o colesterol LDL.

8 – Linhaça

Trata-se de uma semente rica em ômega-3, nutriente presente no salmão e atum, sendo muito eficaz na redução do colesterol ruim. Na versão in natura, a linhaça é mais eficiente. Prefira a semente triturada, pois permite que todos os nutrientes sejam absorvidos pelo intestino.

Então, como você pode perceber, existem diferentes tipos de alimento que ajudam no combate ao colesterol. Portanto, basta introduzi-los na sua alimentação, de forma moderada, e usufruir desse benefício.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.