ácido retinóico

Você conhece o ácido retinóico?

Provavelmente, você já ouviu falar do ácido retinóico, também chamado de tretinoína. Essa substância derivada da vitamina A vem se mostrando cada vez mais eficiente no controle da acne e na suavização das rugas.

Você já fez algum tratamento com esse ácido? Sabe como ele funciona? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o tema.

O que é o ácido retinóico?

Trata-se de um composto da classe do retinóides, sendo uma das substâncias mais utilizadas em tratamentos estéticos para a pele, especialmente aqueles voltados para o retardamento dos efeitos do envelhecimento precoce.

Ainda, o ácido retinóico atua a partir da conexão com receptores nucleares específicos de células da pele, desempenhando uma série de funções terapêuticas importantes e contribuindo em diferentes processos biológicos vitais, como a reprodução, o metabolismo, a diferenciação celular e o desenvolvimento ósseo.

Ademais, ao contrário do que muitos imaginam, o uso de ácidos na pele não é exclusivo para quem tem uma rotina de skincare. O produto é frequentemente recomendado por dermatologistas para o tratamento da acne ou para o controle de oleosidade da pele.

Para que serve ácido retinóico?

A tretinoína pode ser utilizada por uma série de condições que acometem a pele. Um dos usos mais comuns desse ácido é no tratamento antienvelhecimento, pois estimula a produção de colágeno, suaviza as manchas e linhas finas e diminui os poros.

Neste sentido, é eficaz no combate às rugas, hiperpigmentação, sardas e alterações na textura da pele. Outra aplicação dessa substância é no controle da acne, contribuindo para a eliminação de cravos, reduzindo a oleosidade, promovendo a hiperqueratose e impedindo a progressão da acne.

Ademais, o ácido retinóico é indicado para a resolução de pápulas e manchas. Isso porque, promove o aumento do fluxo sanguíneo e do aporte de glóbulos brancos para a região tratada. Em consequência disso, tende a potencializar a resposta do sistema imunológico.

Quem pode usar o ácido retinóico?

De modo geral, a tretinoína pode ser utilizada pela maioria das pessoas. Porém, o resultado costuma ser mais efetivo em alguns tipos de pele, como as oleosas. Por outro lado, as peles mais sensíveis podem apresentar ressecamento ou irritação.

Ademais, o tratamento com ácido retinóico é contraindicado para menores de 12 anos, gestantes ou mulheres em fase de amamentação e para pessoas com hipersensibilidade a algum dos seus componentes.

Além disso, recomenda-se que indivíduos portadores de rosácea não façam uso da substância, pois, ao estimular o fluxo sanguíneo, acaba ocasionando a formação de novos vasos, tornando a vermelhidão mais acentuada.

Quanto tempo dura o tratamento?

Geralmente, o tratamento com esse ácido não tem um prazo específico de duração. Apesar disso, após seis meses de uso contínuo do produto, recomenda-se a diminuição na sua utilização e deve-se evitar o seu excesso.

Dessa forma, o mais indicado é que o tratamento com ácido retinóico seja prescrito e acompanhado por um dermatologista. Assim, você terá a opinião de um especialista sobre a forma e o período correto para aplicação.

Então, com a leitura deste post, você conheceu os principais pontos a respeito dos tratamentos com ácido retinóico. Portanto, caso esteja buscando uma alternativa para tratar o envelhecimento precoce ou a acne, converse com seu médico a respeito desta substância.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.