Ácido hialurônico

Ácido hialurônico: conheça os usos da substância na estética

Com a descoberta ou sintetização em laboratório de diversas substâncias presentes na natureza e no corpo humano, os tratamentos estéticos apresentaram um grande salto em qualidade nas últimas décadas.

 

Graças a tais substâncias, hoje é possível obter os mesmos resultados por meio de um procedimento estético quase indolor e sem necessidade da anestesia utilizada em cirurgias plásticas, de natureza invasiva e de difícil recuperação. Este é o caso do ácido hialurônico.

 

Mas você sabe de onde vem essa substância? Em quais procedimentos estéticos ela é utilizada? Os resultados que proporciona? Estes e outros tópicos serão explorados na sequência. Acompanhe!

Origem da substância

Apesar de parecer uma grande revolução da medicina estética e corretiva, na verdade este ácido é uma substância presente no corpo humano, mais especificamente nas articulações, ao redor dos tendões e no interior do globo ocular. No entanto, a maior parte da substância se concentra em nossa pele, uma vez que uma de suas propriedades mais importantes é atrair moléculas de água, estimulando assim a hidratação cutânea.

 

Na estética, há até pouco tempo atrás, o ácido hialurônico utilizado era de origem animal. Porém, devido à sua maior probabilidade de desencadear alergias, este tipo ácido foi sendo substituído: hoje, o ácido hialurônico mais utilizado é o de laboratório.

Utilização do ácido hialurônico em procedimentos estéticos

Com o passar do tempo, a produção do ácido hialurônico pelo organismo diminui, o que facilita o aparecimento de rugas, linhas de expressão e sulcos. Na estética, o referido ácido é utilizado justamente para suavizar essas marcas, incluindo os seguintes procedimentos:

Preenchimento labial:

Com anestesia local, é possível realizar o preenchimento com o ácido e ter lábios cheios de volta. Trata-se de um dos procedimentos mais procurados, pois além de a boca ser um “cartão de visitas” do rosto, ela está diretamente ligada ao desejo e à sedução;

Preenchimento de olheiras

Muitas vezes, as olheiras profundas não podem ser disfarçadas com maquiagem ou com cremes, pois trata-se de um desnível entre a pálpebra e a maçã do rosto. O ácido é recomendado nestes casos porque consegue preencher a camada profunda da pele, proporcionando um aspecto mais saudável e jovial ao rosto.

Skinbooster

 

O Skinbooster é um tratamento feito com ácido hialurônico mais fluido, que estimula a hidratação e colágeno da pele, melhorando seu brilho e luminosidade. Pode ser usado não apenas no rosto, mas também para hidratação de mãos, pescoço e colo. O procedimento impede temporariamente o surgimento de rugas, marcas de expressão e a diminuição da espessura da pele.

MD Codes

Visando substituir o lifting cirúrgico, esse procedimento consiste na aplicação do ácido hialurônico mais denso em diversos pontos específicos da face, que são escolhidos de acordo com a necessidade de cada paciente e que ajudam a reestruturar o contorno do rosto. Dessa forma, o procedimento diminui a flacidez que a pele adquire com a idade. Nessas condições, dura em torno de 2 anos.

 

Além dessas aplicações estéticas, uma curiosidade é que o ácido hialurônico também é muito utilizado para fins medicinais, em especial nos pacientes com artrite. A substância permite, de fato, aumentar a concentração do ácido nas articulações dos acometidos pela doença, reduzindo assim as dores e a sensação de calor.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em Cotia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.