Uma das consequências do envelhecimento e que incomoda a maioria das pessoas é a flacidez da pele. Saiba neste artigo o porquê, as formas de prevenção e cuidado da cútis.
Se você passou horas na academia tentando perder peso, provavelmente sabe que a flacidez da pele pode ser um efeito colateral muito comum. A pele flácida, tanto no rosto quanto no corpo, costuma estar associada à alguns fatores. A deterioração ou redução de colágeno e elastina na derme são outras causas de flacidez da pele.
Embora qualquer pessoa possa ter a pele flácida, é mais provável que ocorra em pessoas com a idade. Pessoas que perderam uma quantidade significativa de peso também são mais suscetíveis. Certas condições físicas também podem ser o motivo para a pele ficar flácida.
A flacidez da pele pode ser um desafio para tratar em casa, mas existem opções de enrijecimento que também podem ajudar, desde produtos cosméticos, exercícios físicos ou tratamentos dermatológicos/ cirúrgicos.
A pele firme pode esticar e voltar ao lugar facilmente. Quando a pele perde essa capacidade, ela começa a ceder, atingindo principalmente áreas como pálpebras, papada, queixo, pescoço, braços superiores e barriga.
Principais causas de Flacidez
Envelhecimento
À medida que a pele envelhece, ela perde duas proteínas importantes fabricadas na derme: elastina e colágeno. Como o próprio nome sugere, a elastina é o que dá elasticidade à pele, dando firmeza e capacidade de recuperação rápida.
Já o colágeno é produzido através de fibroblastos. Quando a pele está esticada e firme, ela deve agradecer ao colágeno. O colágeno é composto de fibras bem construídas, que mantem a estrutura da cútis firme e rígida.
A produção de elastina e colágeno diminui com o envelhecimento. Essas duas proteínas também podem se deteriorar por fatores externos ao longo do tempo, como:
- Exposição UV
- Poluição do meio ambiente, incluindo fumaça de cigarro
- Estilo de vida: péssima alimentação e consumo excessivo de álcool
A exposição excessiva ao sol e o não cuidado com a pele ou com a saúde podem acelerar o processo de envelhecimento da pele também. Isso causa a flacidez, mesmo em uma idade mais jovem.
Perda de peso
Carregar peso extra por um longo período de tempo pode causar danos às fibras de colágeno e elastina. O que torna mais difícil a recuperação da pele na perda de peso. Se você emagrecer uma parcela significativa, mais que 40 kg por exemplo, é bem comum que gere uma quantidade grande de pele flácida.
A flacidez da pele é mais provável de ocorrer quando se perde peso com mais rapidez, como após a cirurgia bariátrica, por exemplo.
No caso da pele mais jovem, a recuperação é mais fácil. Ou seja, a idade, no momento da perda de peso, também influencia bastante na flacidez.
Gravidez
É comum adquirir algum grau de pele flácida e solta após a gravidez. Mulheres que carregam vários bebês, como gêmeos ou trigêmeos, podem ver mais excesso de pele ao redor do abdômen do que aquelas que carregam apenas um bebê. A idade materna também pode influenciar na recuperação da pele.
Doenças
Existem algumas condições físicas que são marcadas por pele flácida. Um deles é um subtipo muito raro de linfoma cutâneo de células T, conhecido como pele flácida granulomatosa.
Pessoas com esta condição, observam um afrouxamento muito gradual da pele nos cotovelos e joelhos. A flacidez causada por este tipo de doença geralmente não responde bem aos tratamentos.
Outr doença que causa a flacidez da pele é a síndrome de Ehlers-Danlos (EDS), uma enfermidade hereditária rara que acontece no tecido conjuntivo. Pessoas com EDS têm um defeito na produção de colágeno que resulta em pele flácida e pastosa, comumente na face.
6 Dicas eficazes para a prevenção da flacidez
Alimentação
A alimentação tem um peso muito grande de influência no cuidado com a pele. Alimentos industrializados e embutidos são verdadeiros vilões. Por isso é muito importante o cuidado com a saúde e o acompanhamento de um nutricionista para te ajudar na dieta alimentar.
Prática de exercícios
A prática de exercícios regulares estimula o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças (doenças cardíacas), modera o colesterol, previne a obesidade e muitos outros benefícios para a mente também. Deixando a sua pele brilhante e com aparência mais jovem.
Cuidado com o Sol
Prefira tomar banhos de sol nos horários mais amenos, como antes das 10 da manhã e após as 16h. Passe protetor solar nas áreas que ficam muito expostas como rosto, braços, pernas, pescoço e etc. A sua saúde e a beleza de sua pele agradecem essa iniciativa!
Beba muita água
A ingestão de água diária necessária ajuda a manter a pele sempre hidratada. Isso porque a flacidez também está diretamente relaciona à hidratação da pele. É bem verdade que a pele seca perca sua firmeza com mais rapidez.
Tenha o hábito de beber muita água, especialmente se estiver em uma dieta para perder peso. Isso vai contribuir para manter sua pele linda e com uma boa elasticidade.
Evite Banhos Quente
Os banhos quentes podem ressecar a pele. Isso porque a temperatura causa danos às células de queratina que estão localizadas na camada mais externa de nossa pele – a epiderme. Ao interromper essas células, ela resserca e evita que as células retenham a umidade.
Consulte um Especialista
Para cuidar e manter a saúde da sua pele é muito importante consultar um dermatologista. O médico poderá analisar sua situação de forma única e individual recomendando o melhor tratamento e cuidado específico para você. Agende uma consulta aqui.