ácido fólico

7 benefícios do ácido fólico para pele, cabelo e unhas

O ácido fólico, também chamado de vitamina B9, é um nutriente hidrossolúvel presente em diversos alimentos. Além das diversas vantagens que traz para o organismo, esse ácido também promove muitas melhorias para pele, cabelo e unhas.

Você já ouviu falar nessa vitamina? Então, não deixe de ler este post. A seguir, separamos os principais benefícios do ácido fólico para essas áreas específicas do corpo.

1) Favorece o crescimento saudável dos cabelos

Por ser uma vitamina do complexo B, o ácido fólico desempenha um importante papel na saúde dos fios de cabelos. Isso porque atua na criação de células novas, prevenindo a queda de cabelo e favorecendo o crescimento saudável dos fios.

Ademais, o consumo desse nutriente ajuda a evitar e também reverter a calvície causada por fatores genéticos. De modo geral, todas as vitaminas do complexo B atuam diretamente no folículo capilar.

2) Retarda os fios brancos

A vitamina B9 não contribui apenas para a saúde do organismo de forma geral, mas também traz benefícios estéticos. Um deles é o efeito retardante que causa na formação dos fios de cabelos brancos.

Isso porque o ácido fólico atua no transporte da melanina, substância responsável pela pigmentação dos cabelos e pele. Assim, quem deseja conter os sinais da idade, deve inserir no seu cardápio os alimentos que contenham esse nutriente.

3) Atua na prevenção da psoríase

A psoríase é uma doença autoimune que se desenvolve quando os linfócitos T (células do sistema imunológico) atacam as células saudáveis da pele. Com isso, o corpo produz mais células cutâneas que se juntam às células mortas e formam placas na superfície da pele.

Assim, surgem as manchas avermelhadas características da doença. Existem estudos que apontam a deficiência de ácido fólico como um dos fatores de risco para a psoríase. Então, para reduzir as chances de desenvolvê-la, consuma alimentos ricos nessa vitamina, como, por exemplo, brócolis, espinafre, abacate, aspargos e grão-de-bico. 

4) Reduz as manchas da acne

A acne é uma doença de pele comum que ocorre em decorrência da obstrução dos folículos pilossebáceos. Esse bloqueio pode ser causado pelo excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas.

Neste sentido, o ácido fólico pode ser um importante aliado no combate às manchas causadas pelas espinhas e cravos. Isso porque a substância reduz a oleosidade da pele, prevenindo as dermatites, recuperando a sua pigmentação e diminuindo os impactos da acne.

5) Normaliza as funções da pele

De modo geral, as vitaminas do complexo B ajudam a normalizar as funções da pele. Para isso, atuam no controle da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, têm efeito cicatrizante e anti-inflamatório, tornando a pele mais resistente e promovendo a renovação celular.

6) Protege a pele contra inflamações

Outro benefício deste nutriente é a proteção contra inflamações da pele. Queilose (boqueira), glossite, estomatite angular e dermatite seborreica (caspa ou eczema) são exemplos de condições causadas pela deficiência das vitaminas do complexo B.

7) Fortalece as unhas

Um dos principais sinais do baixo consumo de ácido fólico são as unhas quebradiças. Neste sentido, se você deseja ter unhas fortes e bonitas, insira esse nutriente na sua alimentação, pois ele atua no crescimento e na diferenciação celular.

Então, agora que você já conhece as vantagens do ácido fólico e a sua importância para a saúde e beleza das unhas, cabelo e pele, converse com seu médico e avalie a necessidade de suplementação. 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.