alimentos

7 alimentos que prejudicam a pele

Tudo o que comemos ou bebemos tem influência direta no nosso organismo e, consequentemente, na saúde dos órgãos. Com a pele não é diferente. Por isso, você precisa conhecer os alimentos que mais prejudicam o equilíbrio do maior órgão do corpo.

Você já conhecia essa ação danosa dos alimentos na derme? Sabe quais são aqueles que mais impactam negativamente na saúde dela? Então, leia este post e descubra quais os alimentos que você precisa remover da sua dieta.

1. Produtos à base de farinha branca

Pães, massas e biscoitos à base de farinha branca possuem um alto índice glicêmico. Consequentemente, provocam inflamação das glândulas sebáceas, podendo provocar a formação de acnes.

Além disso, a farinha branca também prejudica a ação de diversos princípios ativos presentes nos produtos para controle da oleosidade da pele, como, por exemplo, o ácido salicílico e o zinco.

2. Açúcar refinado

O açúcar refinado eleva as taxas de insulina rapidamente, fazendo com que o corpo produza uma quantidade maior de hormônios andrógenos. O resultado dessa ação é a maior oleosidade da pele.

Por isso, evite o consumo de doces industrializados, refrigerantes e sucos artificiais. Ademais, os picos de insulina podem agravar a obstrução dos poros, pois estimulam a hiperceratose e a hiperplasia da epiderme.

3. Bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de álcool etílico compromete o funcionamento do fígado. Assim, para conseguir metabolizar o que foi ingerido, o organismo demanda uma grande quantidade de água.

Isso porque para metabolizar cada molécula de álcool, são necessárias nove moléculas de água. Quando a hidratação adequada não ocorre, o corpo não se recupera, a pele perde o seu brilho e fica desidratada.

4. Cafeína

A cafeína é um diurético e, por isso, diminui a umidade corporal. Porém, quando consumido em excesso, provoca a perda de vitaminas e minerais importantes para o organismo e aumenta a produção do hormônio cortisol. Em consequência dessa resposta do corpo, podem surgir doenças dermatológicas, como a psoríase.

5. Sorvetes cremosos

Os sorvetes cremosos possuem grande quantidade de açúcar, gordura hidrogenada, corantes e sabores artificiais. O excesso dessas substâncias nocivas pode provocar celulite, estrias e espinhas.

6. Laticínios

O consumo de produtos à base do leite de vaca afeta o funcionamento das glândulas sebáceas da pele, aumentando a oleosidade da pele. Com isso, o indivíduo fica mais suscetível a espinhas.

Além disso, a baixa qualidade do leite de vaca comercializado nos mercados favorece ainda mais o surgimento de acnes. Isso porque os animais não são alimentados de forma saudável e o leite passa por processos de ultrapasteurização, evaporação e desnatamento.

7. Frituras

As frituras são ricas em gorduras saturadas, independente do uso de óleo de soja ou de azeite, pois a exposição do óleo a altas temperaturas transforma as propriedades do alimento. Além de deixar a pele muito oleosa, eleva os riscos de doenças cardiovasculares.

Enfim, esses são os alimentos mais prejudiciais à saúde da pele. Então, se você deseja evitar esses danos, considere nossas dicas e elimine-os da sua alimentação diária. 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.