Se você tem olheiras, provavelmente se incomoda com o aspecto escuro provocado por essa condição. A formação dessas manchas pode ser explicada por diversos fatores, desde a vascularização das pálpebras até o estresse e cansaço diário.
Entretanto, saiba que existem formas de tratamentos específicos para cada uma das causas. Então, se você tem interesse no assunto e deseja se livrar desse incômodo, recomendamos a leitura deste post.
1) Microagulhamento
O microagulhamento é um dos procedimentos estéticos mais versáteis, sendo utilizado para diferentes tipos de tratamentos. A técnica de indução percutânea de colágeno por agulhas (IPCA), como é chamada, envolve o uso de agulhas com medidas diferentes para cada tipo de condição.
No caso das olheiras, são aplicadas na região afetada, perfurando as camadas da pele para estimular o corpo a retomar a produção de colágeno. Desse modo, combate o escurecimento e devolve firmeza à pele.
2) Preenchimento com ácido hialurônico
A formação de grandes bolsas abaixo dos olhos indica um problema avançado de flacidez da pele. Essa condição ocorre em função da fraqueza da musculatura da região, que não consegue tracionar a gordura por debaixo da pele.
Assim, com a aplicação de ácido hialurônico, é possível amenizar a aparência, diminuindo a sensação de profundidade das olheiras e devolvendo o aspecto jovial ao rosto. Porém, para alcançar resultados satisfatórios, o preenchimento deve ser feito cuidadosamente.
3) Carboxiterapia
Trata-se de um das técnicas estéticas mais indicadas para o combate das olheiras, sendo considerada o padrão ouro por dermatologistas. Isso porque a carboxiterapia contribui para a eliminação de pigmentos e toxinas que provocam o problema.
Além disso, o procedimento estimula a produção de colágeno na área afetada, suavizando as marcas de expressão e oferecendo resultado visível e imediato. Ainda, a técnica consiste na aplicação de gás carbônico na pálpebra inferior para melhorar a oxigenação da região.
4) Vitamina K1
Outra medida eficiente no tratamento para olheiras é o uso de vitamina K1 através de cremes e géis. Este nutriente desempenha a importante função de regular a coagulação sanguínea, agindo na parte vascular do problema.
Ainda, a vitamina K1 forma uma camada de proteção nos vasos, tornando-os mais fortes e diminuindo sua permeabilidade. Ademais, a vitamina pode ser aplicada com injeção, o que torna o efeito ainda mais efetivo.
Nesses casos, o nutriente é injetado em toda a extensão das manchas. A quantidade de sessões varia de acordo com a resposta do organismo e o quadro do paciente. A aplicação é indolor, pois são utilizados cremes anestésicos na preparação.
5) Peeling
O tratamento com peeling melhora a aparência da pele, aliviando não só as olheiras, mas também as rugas e linhas de expressão. O procedimento tem por objetivo estimular a renovação celular da área afetada.
Além disso, também contribui para a eliminação do pigmento que provoca o escurecimento da pele, promovendo o clareamento. Na maioria dos casos, o tratamento das olheiras é feito com peeling de ácido glicólico e ácido retinóico.
Então, se você sofre com as olheiras e está a procura de alternativas eficientes de tratamento, considere nossas dicas. Contudo, sempre prefira profissionais capacitados e com experiência no procedimento desejado.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana