Whey Protein

Whey Protein: o que é, vantagens e desvantagens

O whey protein é o queridinho dos praticantes de atividades físicas, um produto rico em proteínas, que funciona como um suplemento alimentar para compor a quantidade de nutrientes no corpo.

Tem, em sua composição, muitos aminoácidos e proteínas de alta qualidade, com quantidades reduzidas de gorduras e carboidratos. Em geral, é muito consumido por atletas, portadores de certas doenças e praticantes de atividade física.

Antioxidante, com grande concentração de nutrientes, o produto é retirado do soro do leite e auxilia na manutenção e fabricação de fibras musculares. 

O que é o whey protein?

É um suplemento proteico, que geralmente é feito da proteína retirada do soro do leite, mas existem wheys oriundos de outras proteínas como soja, carne ou ervilha.

Nele, são encontrados aminoácidos como isoleucina, leucina, valina. arginina e glutamina.

Quais as vantagens?

É importante ressaltar que somente o uso do suplemento não vai apresentar resultados sozinho. É preciso ter uma alimentação saudável e equilibrada, além de praticar atividades físicas, tudo de acordo com orientação profissional.

Outro benefício importante é que ele auxilia no controle da glicemia, na recuperação muscular do paciente oncológico, em casos de desnutrição, além de melhorar a imunidade. Mulheres em menopausa também podem consumi-lo para recuperar a massa muscular.

O produto também contribui com a recuperação muscular, principalmente de lesões e para restabelecer a imunidade do indivíduo.

Os aminoácidos essenciais presentes nele não são produzidos pelo organismo, tais como: cisteína, leucina, lisina, valina e triptofano. Os conhecidos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) auxiliam no anabolismo e reduzem o catabolismo proteico.

Quais as desvantagens?

O uso do da substância deve ser recomendado por um profissional de nutrição, que vai adequar as quantidades ao seu objetivo. O consumo controlado pelo profissional não apresenta riscos para a saúde.

Isso é importante porque, se você consumir uma dosagem elevada, pode sobrecarregar os rins, fazendo que eles trabalhem mais do que o normal. Além disso, podem surgir, como efeitos colaterais, o excesso de sódio e o excesso de peso.

É importante lembrar que se trata de um suplemento, ou seja, ele complementa a alimentação, não deve ser substitutivo delas, por isso a alimentação equilibrada é muito importante, sempre associada aos exercícios.

Alguns praticantes iniciantes cometem o erro de substituir algumas refeições por ele ao longo do dia, mas isso não é saudável para o organismo que precisa de outras fontes de nutrientes para se manter saudável.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o whey protein, quais as vantagens e desvantagens de usar este suplemento, que tal procurar um profissional da área para ajudar no seu plano nutricional?


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Posted by Dra. Larissa Viana