Unhas

Unhas fracas: o que pode ser?



O corpo humano funciona como uma máquina, sempre que há alguma falha em um componente, ele envia sinais de que algo precisa ser verificado. Um bom exemplo são as unhas fracas e quebradiças que podem indicar algum problema de saúde.

Você sabe quais são as causas mais comuns para esse sintoma? Então, leia nosso post. Nas próximas linhas, explicaremos mais sobre elas.

Anemia

Trata-se da redução na quantidade de hemoglobina, um pigmento presente nas células vermelhas que é capaz de carregar o oxigênio pelo organismo. Essa é uma das principais causas de fraqueza nas unhas.

Ainda, a anemia pode causar inúmeros sintomas no paciente, como por exemplo, vertigem, tontura, impotência, dor no peito, perda de libido e palpitações. Assim, se essa for a patologia por trás do enfraquecimento das unhas, esses outros sinais também estarão presentes.

Ademais, a anemia pode ser ter origem em hemorragias, hemólise, deficiência de ferro e vitaminas, doenças hepáticas e renais, distúrbios da glândula tireóide, tumores malignos, intoxicação por chumbo, entre outros.

Doenças da tireoide

A glândula tireoide é uma das mais importantes do corpo e pode ser acometida por diferentes tipos de distúrbios, entre eles o hipo e o hipertireoidismo. Estas duas doenças também provocam a fraqueza nas unhas.

No caso do hipotireoidismo, há uma redução no metabolismo e, consequentemente, uma diminuição no transporte de nutrientes para o corpo. Já no hipertireoidismo, há um excesso de estímulo hormonal, fazendo com que as unhas cresçam de forma frágil.

Ambas as doenças são autoimunes, ou seja, o próprio sistema imunológico do paciente ataca a glândula tireoide, afetando o seu funcionamento.

Uso excessivo de esmaltes e removedores

Por ser parte importante da aparência feminina, muitas mulheres mantêm suas unhas sempre pintadas, sem permitir que elas passem pelo período de desintoxicação. O uso excessivo e prolongado de esmaltes e removedores pode causar a síndrome das unhas frágeis.

Ainda, a melhor forma de evitar o problema é dando um descanso para que elas consigam crescer fortes e saudáveis. Dessa forma, recomenda-se um período de, pelo menos, três dias sem pintar as unhas ou utilizar qualquer outro tipo de produto.

Onicomicose

Ter as unhas fracas e quebradiças pode ser um indício de uma onicomicose, um tipo de micose ungueal. Essa infecção é causada por fungos que se alimentam da queratina presente nas unhas.

Ainda, a contaminação pode ocorrer pelo contato com materiais infectados, por algumas condições patológicas ou pela necessidade do uso constante de água. Quando há um quadro de onicomicose, as unhas se tornam secas, quebradiças ou com estrias longitudinais.

Pronto! Agora você já conhece as principais causas de unhas fracas. Assim, é possível saber qual profissional de saúde procurar caso o sintoma apareça. Lembrando que estas são apenas algumas das possibilidades, pois existem outras inúmeras causas.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana



Comentários
Avatar

Posted by Instituto La Vienne