protetor solar oral

Protetor solar oral: como ele funciona?

Que o uso do filtro solar é a principal forma de prevenção ao câncer de pele não é novidade para ninguém. Porém, com as constantes inovações da Medicina, surgiu o protetor solar oral, que promete refletir ou absorver a radiação.

Você já ouviu falar nesse novo método de proteção? Ainda não? Então, não deixe de ler este post. Nele, responderemos a todas as suas dúvidas a respeito do uso desse produto.

O que é o protetor solar oral?

Enquanto o filtro solar de uso tópico age refletindo e/ou absorvendo a radiação ultravioleta, o protetor solar oral ajuda no combate e na correção dos danos provocados por ela. Para isso, o produto contém substâncias com ativos antioxidantes e anti-inflamatórios que potencializam o filtro tradicional.

Ainda, essas cápsulas possuem capacidade antioxidante maior que o ácido lipóico e as vitaminas C e E. Isso porque, tem como princípio ativo, o pycnogenol, um extrato vegetal proveniente da casca de um pinheiro que existe na França.

Como funciona?

Ao expor a pele à luz do sol sem proteção, o organismo libera radicais livres que prejudicam as células, promovendo uma série de efeitos negativos na derme. Diante dessas agressões, há o surgimento de manchas que, se não forem tratadas, podem evoluir para um câncer.

Neste sentido, a proposta dos fotoprotetores orais é atuar na proteção desses efeitos sobre a pele, neutralizando a ação agressiva dos radicais livres. Para isso, são produzidos a partir das seguintes substâncias:

  • pycnogenol: antioxidante natural eficaz na prevenção e no tratamento dos danos desencadeados pela exposição solar, como o melasma. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias;
  • betacaroteno: outro tipo de antioxidante que previne o envelhecimento da pele e torna o bronzeado mais uniforme e brilhante;
  • vitaminas C e E: a combinação dessas duas vitaminas aumenta a proteção da pele contra a ação dos radicais livres;
  • oli-ola: substância proveniente do fruto das oliveiras que combate o processo de envelhecimento causado pela exposição solar, promove a redução de manchas e o clareamento da pele;
  • goji berry: é um fruto originário do Tibet que traz uma série de benefícios para o organismo, além de exercer uma forte ação fotoprotetora.

Quem pode usar?

De modo geral, quase não existem contraindicações para o uso do protetor solar oral, principalmente se for produzido a partir do extrato de vegetais. Contudo, recomenda-se a consulta com o dermatologista para avaliação e orientação.

Assim, a partir da análise individual do paciente, ele irá prescrever a fórmula, a dosagem e a utilização mais adequada dos fotoprotetores. O uso indiscriminado pode trazer problemas, pois o indivíduo pode ter alguma reação à composição do produto.

Quais os benefícios?

O principal benefício do protetor solar oral é potencializar a ação do filtro de uso tópico. Por isso, são produtos complementares, sendo mais eficientes contra a radiação ultravioleta quando combinados. Outras vantagens dos fotoprotetores orais são:

  • combate ao envelhecimento: possui ação antioxidante que inibe a ação de enzimas responsáveis pela degradação das fibras de colágeno;
  • prevenção ao câncer de pele: atuam na proteção do DNA celular da pele, evitando que a radiação UV cause mutações;
  • contra manchas e melasma: em função de suas propriedades, previne o surgimento ou a piora das manchas causadas pelo sol;

Enfim, como você pode perceber, o protetor solar oral é um importante aliado no combate contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta. Porém, para utilizá-lo corretamente, busque a orientação de um dermatologista.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.