lábios

6 cuidados essenciais com os lábios

Ter os lábios saudáveis e bonitos é o desejo de qualquer pessoa que tenha uma rotina de cuidados com a pele, especialmente as mulheres. Porém, essa não é uma tarefa simples. Por ser uma região com a pele mais fina, é necessário adotar uma rotina específica de cuidados.

Quer saber mais sobre eles? Então, você está no lugar certo. Neste post, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito dessas medidas. Ficou interessado? Continue a leitura.

1) Não “lamber” os lábios ao longo do dia

Em dias secos e frios, o ressecamento dos lábios é uma consequência natural. Neste sentido, na ausência de um produto específico, o primeiro reflexo é hidratá-los com a saliva, passando a língua por cima dos lábios.

Contudo, esse hábito precisa ser abandonado o quanto antes. Por que? A saliva é muito ácida. Assim, ao passá-la na região, o problema do ressecamento se torna ainda maior, ocasionando irritação na pele da boca, gerando manchas escuras, vermelhidão e até fissuras.

2) Tenha uma alimentação equilibrada

Aquilo que comemos exerce grande influência em nosso organismo como um todo. Neste sentido, a ingestão excessiva de açúcares e de comidas ricas em gordura e sódio pode aumentar a inflamação no corpo. Por isso, prefira o consumo de alimentos frescos e naturais.

3) Hidrate os lábios corretamente

Uma boa rotina de cuidados com a pele precisa incluir a hidratação. A mesma regra vale para os lábios. A pele da região é mais fina, o que faz com que não produza a mesma quantidade de sebo e de ácidos graxos que, por exemplo, a derme do rosto.

Dessa forma, por ser um tecido de transição, a mucosa não é capaz de produzir a própria oleosidade, dependendo da hidratação das estruturas vizinhas. Por isso, o uso de hidratantes labiais é indispensável, pois cria uma barreira artificial contra agentes externos.

4) Proteja os lábios dos efeitos do sol

O uso do protetor solar é a principal medida para evitar os efeitos nocivos da radiação ultravioleta sobre a pele. Da mesma forma, os lábios também precisam desse cuidado, pois é uma região que não conta com as mesmas defesas.

Ainda, a pele da boca é uma das áreas mais acometidas pelo câncer de pele não-melanoma, especialmente em pessoas idosas. Isso ocorre em decorrência dos efeitos cumulativos dos raios solares sobre a região. Assim, é preciso investir em protetores solares para os lábios e utilizá-los regularmente.

5) Quando for necessário, esfolie a região

Nos dias mais frios, os lábios sempre são impactados pelo clima seco, ocasionando o ressecamento da região. Com isso, surgem aquelas incômodas peles soltas na boca, processo chamado de descamação.

Ainda, esse processo ocorre naturalmente e costuma durar de 3 a 7 dias. Dessa forma, fazer a esfoliação da área é uma medida recomendada, pois ajuda a melhorar a sensação incômoda das descamações, trazendo maciez e conforto.

6) Não arranque as peles soltas da boca

O ressecamento dos lábios se caracteriza pela secura na região e, consequentemente, a descamação, que é percebida pela formação de peles soltas na boca. Embora traga grande desconforto, elas não devem ser arrancadas, pois podem causar feridas e aumentar a suscetibilidade para doenças e infecções.

Então, com a leitura deste post, você conheceu alguns dos cuidados essenciais que você precisa ter com os lábios. Por isso, ao iniciar a sua rotina de skincare, inclua os produtos para a pele da boca. 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.