estrias

Estrias na gestação: como evitá-las?

O período da gestação é marcado por uma série de sensações agradáveis e pela relação intensa entre mãe e filho. No entanto, em função de diversos fatores, a gravidez pode deixar marcas também na pele da mulher: as famosas estrias.

Entretanto, saiba que, com a adoção de algumas medidas, é possível evitá-las. Quer saber como? Então, continue a leitura deste post e descubra tudo sobre o assunto.

O que são as estrias?

Trata-se de um problema que surge em função da degradação das fibras de elastina presentes na pele, que são responsáveis por sustentá-la e manter sua elasticidade. Quando a pele estica excessivamente, essas fibras não resistem e se rompem.

Com isso, surgem as famosas lesões lineares chamadas de estrias. Esse problema costuma ser mais comum em grávidas mais jovens, mas também pode acometer gestantes mais experientes.

Além disso, diferente do que muitos imaginam, as estrias podem se desenvolver tanto em homens quanto em adolescentes. Geralmente, essas lesões surgem nos quadris, coxas, nádegas, culotes e mamas.

Como são causadas?

O problema se manifesta quando a distensão da pele ocorre de forma rápida, de modo que as fibras elásticas não conseguem acompanhar o ritmo de expansão e são lesionadas. Essa situação pode ser causada por gestações de gêmeos, pelo excesso de líquido amniótico, ganho acentuado de peso ou quando o bebê é maior que o normal.

Ademais, a condição também pode ter origem em fatores genéticos. Geralmente, quando a mãe da gestante foi acometida pelas estrias durante a gravidez, as chances da filha também desenvolver são maiores.

Como evitar as estrias?

A manutenção de hábitos saudáveis é uma das principais formas de evitar a formação de estrias. Isso porque ao adotar uma alimentação balanceada, manter-se hidratado e praticar atividades físicas, é possível controlar o peso corporal.

Além disso, quando a gravidez é confirmada, a mulher já pode iniciar a hidratação da pele, o que a ajuda a se manter nutrida e elástica. Entre os hidratantes mais recomendados estão aqueles que contam com vitamina A e E em sua composição.

Outra forma de prevenção é a aplicação de óleos próprios para a pele feminina, como o de amêndoas, de semente de uva, de rosa-mosqueta e o Bio-Oil. Alguns profissionais também recomendam a drenagem linfática para evitar o acúmulo de líquidos no tecido.

Existe tratamento?

Se as estrias já apareceram, é possível buscar alternativas que reduzam o impacto causado por elas. Porém, em função das restrições comuns durante a gestação, o tratamento deve ser individualizado e orientado por um profissional. Entre os procedimentos estéticos mais eficazes, estão:

  • luz intensa pulsada (para estrias vermelhas);
  • peeling químico com ácido retinoico;
  • subcisão;
  • uso de radiofrequência;
  • esfoliação profissional através do peeling de cristal;
  • laser de CO₂ (para estrias esbranquiçadas).

Ainda, o objetivo do tratamento é estimular a produção e reorganização das fibras de elastina da pele. Por isso, os resultados variam de acordo com o caso e nem sempre é possível garantir a melhora do quadro.

Portanto, se você sofre com as estrias e está buscando um tratamento eficiente, converse com seu dermatologista para discutir quais os métodos e as chances de sucesso. Caso não tenha desenvolvido essas lesões, siga nossas orientações e previna-se.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.