reeducação alimentar

3 dicas para fazer reeducação alimentar

A reeducação alimentar é a melhor maneira de manter de forma constante uma alimentação saudável sem o risco de passar pelo famoso “efeito sanfona”, já que é possível comer de forma saudável e na medida correta para as necessidades do seu corpo.

Essa reeducação consiste em se alimentar de forma saudável, com frutas, verduras, legumes, carnes magras e outros tipos de proteína. Portanto, é preciso reduzir o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico, como bolos, biscoitos, doces e massa.

Se você quer começar a repensar seus hábitos alimentares, continue lendo este artigo e conheça 3 ótimas dicas!

Dicas para fazer reeducação alimentar

1. Beba dois litros de água por dia

Manter o corpo hidratado é essencial para limpar as toxinas do organismo, promovendo uma desintoxicação saudável. Se você tiver dificuldade em ingerir essa quantidade de água, pode tentar as águas saborizadas com limão, gengibre ou hortelã.

Ingerir outros líquidos, como chás sem açúcar ou sucos naturais, também são uma ótima opção para bater a meta de consumo diário de líquidos.

Evitar bebidas alcoólicas é importante para manter bons resultados, já que a maioria delas desidrata o corpo e gera mal-estar quando ingeridas em excesso.

2. Comer a cada três horas

A estratégia de comer com esse intervalo é importante para manter o nível de glicose estável no sangue, além de saciar o organismo por mais tempo. Tente estabelecer sua rotina de alimentação com café da manhã, lanche, almoço, lanche, janta e ceia.

Se tiver dificuldade em comer seis refeições, reduza as porções e vai perceber que no horário da próxima refeição você estará com fome e precisando de alimento para saciar.

Procure fazer a sua própria comida e levar com você, pois, dessa forma, é possível evitar cair na tentação de comer alimentos que estão fora da dieta.

3. Reeduque seu paladar

A maioria das pessoas está acostumada a comer alimentos industrializados e muito condimentados e, com a reeducação alimentar, o seu cardápio muda para frutas, verduras, hortaliças e comidas mais naturais.

Com isso, seu paladar fica mais sensível para os sabores dos alimentos. Opte por comer muitas fibras e alimentos integrais que ajudam a regular o intestino e promovem mais tempo de saciedade.

Reeducar o paladar para uma alimentação mais saudável e de forma constante é mais efetivo do que fazer dietas passageiras e viver o “efeito sanfona”. Por isso, opte por manter uma alimentação que vai trazer bons resultados para o seu bem-estar físico e mental.

Além da alimentação, é muito importante fazer alguma atividade física ao menos três vezes na semana, pois o corpo precisa de movimentação para promover a queima de calorias e auxiliar no emagrecimento.

Seguindo essas dicas de reeducação alimentar, você não vai precisar de medicação para manter seu corpo saudável e no peso ideal para a sua composição corporal.


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Posted by Dra. Larissa Viana