dermatologista

Dermatologista: quais são as funções deste especialista?



Quando se fala a respeito da atuação de um dermatologista, muitas pessoas imaginam que ele seja o médico responsável apenas pelos cuidados estéticos. Porém, além de cuidar da beleza, ele é o especialista nas doenças que afetam a pele, as unhas, os cabelos e as mucosas.

Você sabe quando procurar este profissional? Conhece as áreas de atuação dele? Caso queira saber, faça a leitura deste post.

O que faz um dermatologista?

Trata-se de um médico especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e complicações, desde acnes e alergias até um câncer de pele. Além disso, não existem restrições de idade para se consultar com ele, pois está apto a atender de crianças a idosos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existem diferentes áreas de atuação para este profissional. A seguir, explicaremos um pouco mais sobre cada uma delas.

Dermatologia clínica e preventiva

Trata-se do campo de atuação dedicado ao diagnóstico, prevenção ou tratamento das diversas patologias que acometem a pele, os cabelos, as unhas e os pelos. Assim, este especialista é responsável por ajudar você a manter a saúde de todos estes órgãos.

Dermatologia oncológica

A oncologia é a área da medicina que estuda os tumores benignos, pré-malignos e malignos. Dessa forma, a dermatologia oncológica é aquela responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de pele, o tipo de neoplasia mais frequente no Brasil.

Ainda, este profissional é de suma importância no combate à doença e na redução dos índices de mortalidade, pois é ele quem reconhece os primeiros sinais de alerta para o problema. Para isso, ele examina o corpo dos pacientes a fim de encontrar lesões suspeitas.

Ademais, para diagnosticar qualquer tipo de mancha na pele, principalmente aquelas que não podem ser vistas a olho nu, ele pode se utilizar de exames de imagem, mapeamento corporal total e dermatoscopia digital.

Assim, com a confirmação do quadro, é o dermatologista oncológico que irá tratar a doença, prestar o suporte ao paciente, realizar as cirurgias e as reconstruções. 

Onicologia

Trata-se de uma subespecialidade da dermatologia e consiste no diagnóstico e no tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem as unhas, como por exemplo, onicomicose, unha encravada, paroníquia, psoríase, líquen ungueal, unhas frágeis e outras inflamações.

Além disso, é o especialista de onicologia que trata os tumores ungueais. Então, no caso de qualquer alteração nas unhas, você já sabe qual médico procurar.

Dermatologia cosmiátrica

Trata-se da especialidade de dermatologia mais procurada pelas mulheres, pois é aquela que trata da beleza. Assim, o dermatologista cosmiátrico realiza procedimentos e tratamentos que tenha por objetivo a melhora da aparência da pele e seus anexos.

Ainda, estão inseridos na dermatologia cosmiátrica os tratamentos clínicos contra o envelhecimento, aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, peeling, depilação a laser, remoção de tatuagens, entre outros.

Dermatologia cirúrgica

A cirurgia dermatológica abrange todos os procedimentos realizados na pele ou no tecido subcutâneo, além de atuar no diagnóstico e no tratamento cirúrgico, cosmiátrico ou oncológico de questões que envolvam a pele, os cabelos e as unhas.

Na maioria dos casos, as cirurgias realizadas por este especialista são minimamente invasivas, tais como, biópsias, remoção de pintas, cistos e tumores, correção de cicatrizes, cirurgias de unhas, tratamento do câncer de pele com retalho e enxertos para reconstrução, entre outros.

Ainda, a dermatologia cirúrgica é uma especialização obrigatória na formação de um dermatologista. Assim, todos estão capacitados a realizar as intervenções cirúrgicas, quando necessário.

Pronto! Estas são todas as funções que um dermatologista pode exercer, desde que busque o curso de especialização. Agora, você já sabe qual especialidade procurar de acordo com a sua necessidade.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! 



Comentários
Avatar

Posted by Instituto La Vienne