Emagrecimento

Como a nutrologia pode auxiliar a ter um emagrecimento saudável?

Com o objetivo de perder peso rapidamente, muitas pessoas investem em dietas excessivamente restritivas que acabam trazendo mais malefícios do que benefícios para a saúde. Isso porque essa não é a forma correta de ter um emagrecimento saudável.

Para conseguir alcançar a redução de peso desejada sem impactar na sua qualidade de vida, procure a orientação de um nutrólogo. Você já ouviu falar nesse especialista? Neste post, explicaremos tudo sobre a importância da nutrologia no processo de emagrecimento.

O que é nutrologia?

Por definição, a nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e prejuízos provocados pela ingestão de nutrientes. Esse conhecimento é aplicado na avaliação das necessidades orgânicas de cada indivíduo.

Com isso, o nutrólogo toma as medidas necessárias para promover a saúde dos pacientes e reduzir o risco de doenças causadas pela deficiência ou pelo excesso no consumo de nutrientes. 

Ademais, esta especialidade também compreende a análise do comportamento alimentar, estilo de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente. 

Posteriormente, através da orientação e reeducação alimentar, o especialista recomenda ao paciente que adote as mudanças na sua alimentação e também nos seus hábitos. O objetivo é assegurar a qualidade de vida a partir de alterações na relação com os alimentos.

O que faz um nutrólogo?

O especialista em nutrologia é o profissional capacitado a diagnosticar doenças nutricionais e prescrever medicamentos e suplementos que controlem essa patologia. Para isso, pode solicitar diferentes tipos de exames para elucidação do quadro.

Além disso, o nutrólogo também elabora um programa alimentar baseado nas necessidades orgânicas dos pacientes, orienta sobre os nutrientes encontrados nos alimentos e esclarece a importância de praticar exercícios e adotar outros hábitos saudáveis.

Ainda, para se tornar um especialista em nutrologia, o profissional precisa dominar outras áreas de conhecimento além da nutrição, podendo atuar em outras subespecialidades, tais como, nutrologia geriátrica, cardíaca, neurológica e nutrodermatologia.

Como um nutrólogo contribui para o emagrecimento saudável?

Dentre as principais doenças tratadas por um nutrólogo estão a obesidade e os distúrbios alimentares. Neste sentido, pode buscar alternativas para tratar essas condições e promover o emagrecimento saudável.

Para isso, não se preocupa apenas com o peso, mas também com a composição corporal. Isso significa que, ao prescrever um tratamento, o especialista em nutrologia considera o Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura e de massa magra do paciente.

Ainda, o trabalho do nutrólogo é pautado pela reeducação alimentar e pela transformação dos hábitos dos pacientes. Neste sentido,está habilitado a implementar mudanças na ingestão nutricional e recomendar a prática de atividades físicas.

Com isso, o paciente perderá peso de forma saudável, sem restrições excessivas e sem efeito sanfona. Dessa forma, além de emagrecer, ele se sentirá mais bem disposto, terá maior sensação de bem-estar e reduzirá o risco de desenvolver doenças nutricionais e metabólicas.

Portanto, como você pode perceber, o trabalho de um nutrólogo é fundamental. Neste sentido, quem deseja ter um emagrecimento saudável, precisa buscar a orientação e suporte deste especialista em nutrologia.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.