aptidão física

Como a alimentação ajuda a melhorar a aptidão física?



Os benefícios da alimentação saudável são comprovados e, a maioria deles, já são de conhecimento da população. Contudo, poucas pessoas sabem o quão positiva ela pode ser na busca por uma melhor aptidão física.

Você sabia dessa influência? Sabe quais são os alimentos indicados e os contraindicados? Então, recomendamos a leitura deste post;

Qual o impacto da alimentação na prática de exercícios físicos?

A alimentação é uma parte essencial para qualquer praticante de esportes ou atividades físicas. Quem já sabe o que comer antes, durante e depois dos treinamentos está um passo a frente, pois dispõe de uma maior disposição física.

Ainda, alimentação saudável e a prática de exercícios são os dois principais pilares para alcançar a tão desejada vida tranquila e longeva. Porém, é preciso que essas duas medidas sejam realizadas de forma equilibrada.

Assim, seguindo um plano alimentar adequado as suas necessidades, o organismo recebe os nutrientes e a energia necessária para cumprir as tarefas diárias. Em consequência disso, fica mais fácil chegar ao resultado esperado, seja ele estético ou de saúde.

Contudo, o problema está na busca por esse planejamento. Na maioria dos casos, as pessoas buscam orientações na internet e ignoram o apoio de um nutricionista, o profissional especializado e capacitado para elaborar um plano de acordo com a suas necessidades.

Ademais, um bom programa alimentar varia de acordo com sexo, idade, estatura, patologias existentes, modalidade esportiva que é praticada e as fases do treinamento. 

Quais alimentos melhoram a aptidão física?

Antes de responder estas perguntas, você sabe o que significa aptidão física? É possível defini-la como a capacidade que temos em realizar tarefas diárias com vigor, sem fadiga indevida e com energia suficiente para cumpri-las.

Então, retornando a pergunta, classificamos estes alimentos de acordo com o momento do dia em que serão ingeridos. Veja a seguir:

  • pré-treino: nessa etapa é muito importante que o corpo tenha a energia suficiente para ser gasta. Para isso, uma ou duas horas antes do treino, prefira alimentos ricos em carboidratos, tais como, arroz, tubérculos, massa, aveia, granola, pães e torradas;
  • durante o treino: se o treino durar menos de uma hora, o indicado é beber 200ml de água a cada 20 minutos. Após esse período, é recomendada a ingestão de 50 a 100ml de água, a cada 20 minutos, e 30 a 60g de carboidratos;
  • pós-treino: nessa fase, precisamos repor a energia gasta. Assim, as refeições podem ter carboidratos e proteínas, pois são responsáveis pela recuperação e regeneração muscular.

Quais os benefícios em ter um bom condicionamento físico?

Um bom condicionamento físico traz inúmeras vantagens para o corpo. Uma delas é o controle do peso corporal. A prática de exercícios acelera o metabolismo e, consequentemente, o gasto calórico.

Além disso, pessoas bem condicionadas possuem um nível maior de HDL-colesterol (bom para o organismo), menor de LDL-colesterol (ruim para o organismo), riscos coronarianos reduzidos e estão prevenidas contra a hipertensão, diabetes e doenças circulatórias.

Imaginamos que, após a leitura do post, você tenha percebido como a aptidão física pode ser melhorada com a alimentação e como ela é necessária para que se tenha uma melhor qualidade de vida.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana



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Posted by Instituto La Vienne