alimentacao

A importância da alimentação para o intestino

A correria do dia-a-dia muitas vezes nos impede de comer bem e saudável. Afinal, a rotina acelerada e estressante acaba interferindo na forma de como nos alimentamos. Apesar disso é fundamental estabelecermos hábitos mais saudáveis, sobretudo no que ser refere a alimentação para o intestino.

Para que você tenha uma ideia, no nosso corpo, o intestino desempenha um papel muito importante — a propósito, ele é considerado o nosso 2º cérebro e eu explico o porquê disso.

Primeiramente, ele é um sistema autônomo. Isso quer dizer que ele pode tomar as próprias decisões, sem precisar do aval do cérebro. Outro ponto que merece ser destacado tem a ver com as células do sistema imunológico, porque ele concentra 70% delas.

Viu como esse órgão é importante e merece ser tratado com atenção? Neste artigo eu conto mais sobre a alimentação para o intestino. Quer ficar por dentro do assunto? Leia-o até o final!

Previne doenças

O consumo exagerado de carne vermelha traz prejuízos para o organismo, pois segundo Escola de Saúde Pública de Harvard isso potencializa o risco de câncer de cólon. Ou seja, mesmo que as pesquisas ainda não sejam conclusivas, os dados clínicos apontam nessa direção.

Então, para evitar esse tipo de problema consuma a carne vermelha moderadamente. Por outro lado, aposte nos peixes porque eles reduzem os risco de doenças crônicas, em função dos ácidos graxos Ômega 3 contido neles.

Evita inflamações

Os ácidos graxos Ômega 3 também ajudam a diminuir as inflamações no intestino. Ou seja, isso é muito positivo porque contribui com a saúde do colón.

Mas os benefícios vão além disso, uma vez que essas substâncias também ajudam a prologar a vidas de pacientes com câncer no intestino, segundo relatório publicado na Revista médica britânica Gut.

Um estudo realizado com mais de 170 mil pessoas nos EUA revelou que dos quase 1700 pacientes com câncer de intestino desse grupo, obtiveram reações bastante positivas.

Vale dizer que os ácidos graxos Ômega 3 não melhoram a vida apenas de quem tem a doença, já que eles também diminuem consideravelmente o risco de tê-la.

Promove bem-estar

A banana, a aveia, o coco, a alface, as fibras, entre outros alimentos melhoram o funcionamento do intestino. Por exemplo, a banana melhora a produção de serotonina e isso garante bem-estar.

A aveia, por sua vez, promove a saciedade e retarda o esvaziamento gástrico, ao passo que o coco atua na hidratação intestinal. No caso da alface, devo dizer que ela é ótima porque ajuda a diminuir a pressão no interior do organismo. Por isso ela é excelente para quem sofre com os incômodos de um intestino preguiçoso.

Elimina excesso acidez

Os probióticos são excelentes quando se tratar de inibir a produção de bactérias nocivas para organismo e eliminar o ácido láctico, responsável pelo aumento da acidez na flora intestinal.

Estabelecer uma dieta saudável e equilibrada, de forma geral, é muito positivo para o funcionamento do organismo. No caso da alimentação para o intestino essa construção é imprescindível, porque todo corpo é beneficiado. Por exemplo, isso reflete na qualidade do sono, no bem-estar, na prevenção de doenças. Enfim, vale a pena apostar no que faz bem.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana

Comentários
Avatar

Posted by Instituto La Vienne