vitamina C

8 benefícios da vitamina C na sua alimentação

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é um micronutriente fundamental para a manutenção do equilíbrio fisiológico. Embora a laranja seja a fonte mais conhecida de vitamina C, também é possível encontrá-la no kiwi, brócolis, pimentão amarelo, morango e goiaba.

Você conhece o papel que esse micronutriente desempenha na alimentação? Caso não, recomendamos a leitura deste post. Nele, explicaremos como essa vitamina influencia diversos processos do nosso organismo.

1) Aumenta a absorção de ferro

A vitamina C tem a capacidade de aumentar a absorção de ferro pelo intestino. Em função da sua característica antioxidante, o nutriente consegue alterar a estrutura química do mineral, fazendo com que seja absorvido de maneira mais fácil.

No entanto, para usufruir deste benefício é necessária a ingestão diária de 90 mg da substância para homens e 75 mg para mulheres. Com a manutenção de uma alimentação equilibrada e saudável, esse consumo médio é facilmente alcançado.

2) Combate os radicais livres

Os radicais livres são um tipo de estrutura lesiva que danifica as partes mais nobres das células, promovendo o envelhecimento precoce da pele. Geralmente, eles são formados a partir da alimentação, genética, sedentarismo, estresse, fumo e privação do sono.

Entretanto, com a manutenção do nível adequado de vitamina C no organismo, você passa a dispor da quantidade necessária de antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres. Porém, você também deve adotar mudanças no estilo de vida.

3) Reduz a glicemia

A ingestão diária dos níveis adequados de vitamina C auxilia na redução da glicose sanguínea em pessoas diabéticas. Assim, ajuda a manter a glicemia e previne a ocorrência de complicações do diabetes.

4) Combate o estresse

A vitamina C tem o potencial de cessar a secreção de cortisol, o hormônio do estresse. Dessa forma, o consumo deste nutriente diminui o nervosismo e melhora o humor, pois também estimula a produção de triptofano, precursor da serotonina.

5) Auxilia no tratamento do escorbuto

O escorbuto é uma doença provocada pela deficiência de vitamina C, causando hemorragias, sangramento gengival e deixando o paciente mais suscetível a outras doenças. Porém, com a suplementação deste nutriente, os sintomas desaparecem completamente.

6) Previne a degeneração macular

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença ocular que se caracteriza pela perda gradual da visão. Nos idosos, a condição pode ser prevenida ou controlada com a suplementação de ácido ascórbico.

7) Combate o envelhecimento da pele

A manutenção dos níveis adequados de vitamina C reduz a probabilidade de um indivíduo desenvolver rugas e ter a pele ressecada. Por ser um antioxidante natural, a vitamina reduz a ação dos radicais livres e previne o envelhecimento das células.

8) Reduz o risco de derrames

Nas pessoas com maiores concentrações de ácido ascórbico no organismo, há um risco menor de desenvolver um acidente vascular cerebral (AVC). Esse foi o resultado apontado por um estudo da American Journal of Clinical Nutrition. 

Embora não haja uma definição para essa resposta da vitamina C, acredita-se que a ingestão de fontes naturais do nutriente pode aumentar a prevenção contra derrames.

Então, como você pode perceber, a vitamina C está relacionada a diversos benefícios. Porém, para manter um bom nível do nutriente no organismo, prefira as fontes naturais de alimentos. O uso de suplementos deve ser prescrito por um profissional.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.