Celulite

7 mitos e verdade sobre a celulite

Existem poucos problemas que tiram tanto o sono das mulheres quanto a celulite. Apesar dessa preocupação, é quase certo que, em algum momento, ela irá aparecer. Em função disso, há uma grande demanda por mais informações sobre o assunto.

Contudo, ao buscar saber mais sobre soluções e tratamentos para essa condição, muitas pessoas acabam encontrando dados não confiáveis. Neste sentido, preparamos este post para esclarecer o que é mito e o que é verdade em relação às principais informações compartilhadas na internet.

1) Utilizar roupas apertadas causa celulite.

Mito. A utilização contínua de roupas mais justas ao corpo prejudica o retorno do sangue venoso, podendo causar a formação de edema nos membros inferiores. Contudo, esse hábito não tem relação com o surgimento da celulite.

Por outro lado, as meias de compressão produzem resultados positivos no combate a esta condição. Isso porque, como favorecem o fluxo sanguíneo, evitam o agravamento da flacidez, um problema diretamente ligado à celulite.

2) Celulite é coisa de mulher.

Mais um mito. Embora as mulheres apresentem um número de adipócitos duas vezes maior que os homens, contribuindo para o aparecimento desse problema tão desconfortável, isso não significa que a população masculina não possa desenvolvê-lo.

3) Mesmo com tratamento, essas marcas não desaparecem.

Verdade. Com a evolução da medicina estética, surgiram novos tratamentos e medicamentos que ajudam a resolver boa parte do desconforto provocado pelas celulites. No entanto, elas não irão desaparecer, mas terão o seu aspecto consideravelmente amenizado.

4)  A alimentação influencia no controle dessa condição.

Outra afirmação verdadeira. A manutenção de uma dieta balanceada, com poucas calorias, ajuda a atenuar a celulite, além de promover outros benefícios para o corpo. Neste sentido, evite o consumo de frituras, alimentos muito gordurosos e de doces.

5) A celulite é um problema exclusivo de pessoas obesas.

Mito. A obesidade está diretamente relacionada com o aparecimento e/ou o agravamento da celulite, pois o acúmulo de gordura tende a se projetar na superfície da pele das regiões já acometidas por esse problema.

Entretanto, não é uma condição exclusiva de pessoas obesas. Mesmo a população mais magra está suscetível ao desenvolvimento da celulite. Isso porque há também o componente genético entre as causas desse problema.

6) Essas marcas só surgem após os 25 anos.

Outro mito. Diferente das rugas e linhas de expressão, condições relacionadas com o envelhecimento, a idade não é um fator de risco para o aparecimento das celulites. Na verdade, o problema pode surgir a partir do momento em que o corpo começa a se desenvolver, o que ocorre na adolescência.

Ainda, o mesmo vale para o tratamento da celulite, que pode ser iniciado assim que ela aparecer. Porém, além da utilização de cremes anti-celulite, é necessário adotar um estilo de vida saudável, melhorando a alimentação e praticando atividades físicas.

7) O tratamento é igual para todas as pessoas.

Mito. A celulite não se manifesta de maneira semelhante em todos os indivíduos. Neste sentido, o tratamento precisa ser individualizado. Ao orientar a medida terapêutica, o dermatologista irá considerar o grau de manifestação da celulite, os fatores que influenciaram o seu aparecimento e o estilo de vida do paciente.

Então, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre a celulite e também sobre os mitos e verdades compartilhados a respeito do tema. Portanto, ao buscar informações a respeito de temas ligados à saúde, opte por fontes confiáveis.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.