Dietas

5 mitos e verdades sobre dietas

Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60,3% dos brasileiros estão acima do peso. Esse percentual justifica o grande número de fórmulas de emagrecimento e dietas milagrosas disponíveis na internet.

Com o desejo de reduzir o peso corporal, muitas pessoas confiam em conteúdos sem respaldo científico e acabam colhendo as consequências de não buscar auxílio de um profissional de saúde. Porém, como saber o que é mito e o que é verdade na internet? Descubra neste post.

1) Eliminar o carboidrato é fundamental!

Nos últimos anos, uma das dietas que mais ganharam adeptos são as chamadas low carb. Esses regimes alimentares se baseiam na redução ou até eliminação da ingestão de alimentos considerados como fontes de carboidratos.

Embora seja necessário diminuir o consumo deste nutriente, ele precisa estar presente na sua alimentação, pois contribui com o processo de emagrecimento. Isso porque, ao ser digerido, atua na quebra das moléculas de gordura.

Ainda, a ausência de carboidrato fará com que o corpo realize a degradação da massa muscular para conseguir gerar a energia necessária. Com isso, você até pode emagrecer, mas estará perdendo músculos e não gordura.

2) A água é a melhor aliada de qualquer dieta.

Verdade. Provavelmente, você já escutou em algum lugar que, para emagrecer, basta beber água sempre que estiver com fome. Apesar de ser uma informação enganosa, manter-se hidratado é essencial para quem deseja perder peso.

Isso porque nosso organismo precisa de água para funcionar corretamente. Ao ser combinada com uma alimentação equilibrada, a hidratação ajuda a eliminar toxinas e a reduzir a sensação de inchaço.

3) Dietas com termogênicos aceleram a queima de calorias.

Verdade. Quando prescritos por um especialista, os termogênicos aceleram o metabolismo do corpo, incentivando a perda de calorias. Por isso, são conhecidos como queimadores de gordura. Ademais, esses produtos não são indicados para quem sofre com hipertensão, diabetes ou doenças cardíacas.

4) Jejum intermitente promove grande perda de peso.

Mito. Com base na alimentação primitiva, surgiram muitas dietas que utilizam o jejum como principal fator para o emagrecimento. No entanto, ao permanecer sem comer por longos períodos, o corpo entende que há uma situação de emergência e, por isso, passa a estocar energia e fazer reservas de gordura.

Entretanto, como depois de algum tempo a alimentação é normalizada, esse estoque não é utilizado, promovendo o ganho de peso. Embora seja alvo de polêmicas, a alimentação de três em três horas tende a ser mais eficiente que o jejum intermitente, pois mantém o metabolismo ativo.

5) O problema está na carne vermelha.

Mito. Apesar de existirem estudos que apontem os malefícios da carne vermelha, no que diz respeito ao ganho de peso, esses alimentos não são os vilões. O problema sempre estará no excesso.

Ainda, mesmo que contenham gordura saturada e colesterol, as carnes vermelhas também são fontes de ferro, zinco, proteínas e vitamina B12. Para que o seu consumo seja saudável, deve ser ingerida uma porção diária menor que a palma da sua mão, sem gordura extra.

Então, se você já realizou as dietas milagrosas da internet, é provável que tenha sofrido os prejuízos desses regimes alimentares restritivos. Agora, com a leitura deste texto, você já sabe o que é mito e o que é verdade quando o assunto é alimentação.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em nutrologia  em Cotia! Granja Viana | Dr. Raphael Viana

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