Envelhecimento

5 cuidados para ter uma pele saudável durante o envelhecimento

O envelhecimento da pele é uma consequência natural da ação do tempo sobre o corpo. Porém, para preservar a beleza e a saúde da cútis, é possível adotar alguns cuidados que podem parecer simples, mas são eficientes.

Quer saber mais sobre eles? Então, não deixe de ler este post. A seguir, separamos algumas dicas que irão ajudar a rejuvenescer a sua pele e evitar os efeitos nocivos do tempo.

1. Higienize a pele todos os dias

Diariamente a pele é impactada pela poluição, exposição ao sol e outros agentes nocivos. Neste sentido, para não sentir as consequências do envelhecimento, mantenha uma rotina também diária de limpeza.

Ainda, esse é o primeiro e principal cuidado que você precisa ter. Além de desobstruir os poros, a higienização remove o acúmulo de resíduos, poluentes e maquiagem, combatendo os radicais livres que agem na pele.

2. Aposte nos antioxidantes

Embora a limpeza de pele contribua para reduzir o impacto dos radicais livres, ela não é suficiente. Por isso, o uso de antioxidantes é uma das medidas necessárias para evitar os efeitos da idade. Neste sentido, invista em produtos à base de vitamina E, ácido ferúlico e vitamina C.

3. Hidrate a pele

Com o passar dos anos, nosso organismo deixa de funcionar corretamente, o que afeta a produção de diversas substâncias essenciais para a saúde e a hidratação da pele. Dessa forma, uma outra ação a ser inserida na sua rotina é o uso de hidratantes.

Ainda, ao manter a pele hidratada, você estará recompondo a barreira cutânea e fará com que as células da região se tornem mais firmes. Para amplificar os benefícios, opte por produtos capazes de nutrir a pele e estimular a produção de colágeno.

4. Utilize protetor solar

A exposição desprotegida aos raios solares é uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele. Isso porque a radiação solar provoca danos cumulativos, favorecendo a formação de radicais livres, danificando o DNA da pele e deteriorando as fibras de colágeno e elastina.

Com isso, surgem as rugas, manchas, flacidez e até o câncer de pele. O problema pode ser ainda pior em pessoas fotossensíveis. Dessa maneira, se você deseja retardar o processo de envelhecimento, o uso do protetor solar é medida básica e indispensável.

Contudo, o produto ideal deve oferecer, pelo menos, o fator de proteção solar (FPS) 30, resistência à água, proteção de amplo espectro e, se possível, bloqueio contra a ação da luz azul.

5. Tenha uma alimentação equilibrada

Uma alimentação saudável tem grande impacto na saúde da pele e nos efeitos da idade sobre ela. Os alimentos que ingerimos diariamente determinam a aparência e a qualidade do tecido cutâneo.

Por outro lado, o consumo de alimentos prejudiciais à saúde ampliam os prejuízos do envelhecimento. A ingestão acentuada de açúcar, por exemplo, acelera o surgimento dos sinais da idade, endurecendo as moléculas de colágeno e elastina.

Enfim, quem deseja ter uma pele saudável durante o envelhecimento, não deve perder tempo e iniciar o quanto antes uma rotina de cuidados com a cútis. Com  a leitura deste post, você teve acesso às principais orientações sobre o tema.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia! Granja Viana | Dra. Larissa Viana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.